Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero Lucena anuncia construção de duas novas UPAs em João Pessoa

Depois de duas Unidades de Saúde da Família reformadas e a nova frota do Samu, a Prefeitura de João Pessoa entregou, na manhã desta quinta-feira (10), a área verde e um novo aparelho de raio X da Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Armas. A inauguração aconteceu nesta manhã, pelo prefeito Cícero Lucena, que também anunciou a construção de duas novas UPAs na Capital.

“Vamos trazer outro benefício para essa UPA, construindo mais duas. Justamente nessa área, para desafogar os atendimentos. Será uma no Bairro das Indústrias e outra entre Geisel e José Américo e Ernani Sátiro, para atender essa população menos assistida, que sobrecarrega aqui e o Valentina. Quando assumimos a Prefeitura, encontramos várias dificuldades, entre elas a estrutura que existia e a pandemia. Agora, nós estamos avançando, seja melhorando as instalações das unidades ou complementando o quadro de profissionais e criando novos serviços”, afirmou o prefeito.

A UPA de Cruz das Armas, que realiza cerca de nove mil atendimentos mensais, ainda recebeu intervenções como a climatização, reforma da recepção e paisagismo. O novo aparelho de raio X, mais moderno e eficiente, vai dobrar a quantidade de exames realizados na unidade, passando de 450 para 900 mensais com a digitalização do procedimento. O vice-prefeito Leo Bezerra lembrou da luta para propor melhorias enquanto parlamentar, na Câmara Municipal, hoje se tornando uma missão possível, juntamente com o prefeito Cícero Lucena.

“Eu visitava as UPAs de João Pessoa, as USFs, fazia um relatório, mas, infelizmente, nunca era atendido. Hoje, nós temos uma gestão que cuida, que tem parceria com o Governo do Estado e a Câmara Municipal, que está dando muito certo na nossa Capital. A cidade é que ganha obras em todas as áreas. Na Saúde, foram quatro entregas, só neste mês de agosto”, destacou Leo Bezerra.

A secretária interina de Saúde, Janine Lucena, projetou mais avanços com a entrega de mais equipamentos nesse mês de agosto. “Temos mais três Unidades de Saúde da Família prontas para serem entregues à população de João Pessoa. Como gosto sempre de dizer, não são apenas obras físicas, mas a qualidade de atendimento que estamos proporcionando e a valorização dos nossos servidores”, afirmou.

A diretora da UPA de Cruz das Armas, Roberta Barros de Almeida, disse que a tecnologia do novo aparelho de raio X melhora a imagem e proporciona um diagnóstico mais seguro. “Os resultados mais fidedignos, precisos e num tempo muito menor, fazendo com que o paciente possa receber o seu diagnóstico mais rápido e, consequentemente, iniciar o tratamento. É um equipamento de extrema importância, que representa cerca de 10% dos atendimentos realizados na unidade”, explicou.

A solenidade faz parte da agenda comemorativa pelo 438° aniversário de João Pessoa, em que a Prefeitura vem inaugurando obras, assinando ordens de serviço e realizando ações em benefício da população durante todo o mês.

Fotos Sérgio Lucena

Deixe um comentário