Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

MPT na Escola: Trabalhos de estudantes são avaliados por comissão da etapa municipal da premiação

Estudantes de 10 escolas municipais apresentaram os trabalhos artísticos, culturais e literários à comissão julgadora da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola. Ao todo, 38 trabalhos foram apresentados durante um evento que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19 de julho, na Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc). Resultado com a lista dos selecionados para a próxima etapa será divulgado na próxima quinta-feira, 27.

O projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura de Campina Grande com o Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB). A iniciativa traz como lema o ‘Resgate à Infância e a proposta foi que os estudantes elaborassem conteúdos nas categorias: Música; Poesia; Conto; e Desenho; todos com foco no combate ao trabalho infantil.

Para a secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, o projeto representa a possibilidade de abordar a temática em sala de aula de uma forma lúdica, através das produções apresentadas no evento.

“Nossos estudantes estão de parabéns por terem vivenciado essa temática em sala de aula e, independente do resultado, todos são vencedores. E que eles possam levar essa aula para a vida, porque a gente sabe que faz parte do currículo escolar, mas também faz parte da vida. Então, que os nossos estudantes sejam multiplicadores levando a mensagem de que o direito da criança não pode ser violado”, destacou.

Já o procurador do MPT, Raulino Maracajá, pontuou que a proposta do projeto é que a escola seja um meio de informação sobre a conscientização com relação ao trabalho infantil.

“O MPT na Escola nasceu com essa proposta de a gente abordar o trabalho infantil nas escolas através da formação dos técnicos e do corpo docente das unidades, eles passariam essas informações para as crianças e adolescentes e estes iniciam a produção. E a ideia é que essas produções não fiquem só na escola, mas cheguem até as casas das famílias para que haja uma conscientização geral da sociedade”, disse.

Estão participando do Projeto as Unidades Escolares: Adalgisa Amorim, Otávio Amorim, CEAI Dr. Elpídio de Almeida, CEAI Gov. Antônio Mariz, Leonardo Vitorino Guimarães, Henrique Guilhermino Barbosa, Lafayete Cavalcante, Liliosa Barreto, Maria Salomé Alves dos Santos e Prof.ª Laura Menezes Amorim.

A premiação

O Prêmio MPT na escola ocorre nas etapas Municipal, Estadual e Nacional, e consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes das Escolas da Rede Municipal participantes.

Os trabalhos apresentados foram divididos em dois grupos com os seguintes temas: GRUPO 1 (Estudantes de 4º e 5º ano – anos iniciais): Trabalho infantil; e GRUPO 2 (6º e 7º ano – anos finais): Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. Ambos os grupos concorrendo nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho.

Deixe um comentário