Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Fala sobre ‘democracia relativa’ provocou estragos na imagem de Lula

A declaração de Lula, relativizando o conceito de democracia ao defender o regime de Nicolás Maduro na Venezuela, foi provocou estragos na imagem do petista até entre eleitores de esquerda.

Entre os dias 29 e 30 de junho, quando Lula abordou o tema numa entrevista, foram 22.500 conteúdos publicados no Twitter contendo os termos “Lula” e “democracia”. Desse total, 43,8% foram negativos, 34,9% positivos e 21,3% neutros.

A análise realizada pela Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais, considera postagens originais e compartilhamentos. O levantamento aferiu ainda que 62,5% dos likes ocorreram em posts negativos, 30,5% nos positivos e 7% nos neutros.

No total de postagens 49,3% foram feitas por perfis identificados com a esquerda e a centro-esquerda, enquanto 50,7% por perfis alinhados com a direita e centro-direita.

Desde a fala na Rádio Gaúcha — “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim” —, Lula registrou crescimento no número de postagens sobre o tema. Entre 29 de junho e 5 de julho, foram 46.000 conteúdos mencionando o presidente associado ao termo “democracia”. Na semana anterior, foram menos de 10.000 conteúdos.

Entre 29 e 30 de junho, Lula registrou o terceiro maior pico de conteúdos associados à democracia de 2023. A marca de 22.500 conteúdos é inferior apenas às registradas entre 8 e 9 de janeiro – com aproximadamente 85.000 posts, na ocasião dos ataques em Brasília; e entre 1 e 2 de janeiro, na ocasião da posse presidencial, que gerou cerca de 35.000 conteúdos. Nessa vez, no entanto, Lula saiu de vilão.

RADAR Por Robson Bonin (Veja)

Deixe um comentário