Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

“Vacina contra dengue vai salvar vidas, mas a população precisa continuar atenta no combate ao mosquito”, alerta Ruy

A perspectiva de chegada da vacina contra dengue no Sistema Único de Saúde foi celebrada pelo deputado federal Ruy Carneiro. “A vacina vai salvar muitas vidas. No entanto, o processo para aplicação do imunizante ainda deve demorar um tempo. É fundamental que a população continue atenta no combate ao mosquito”, alertou o parlamentar.

O assunto foi debatido nesta terça-feira (6), na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Daniel Ramos, revelou que o imunizante foi aprovado em março pela Anvisa. “Apesar dessa aprovação, ainda levará um tempo para ela estar disponível para a população. A gente aguarda o posicionamento oficial da OMS, que deve sair em setembro. A previsão de incorporação no SUS é aproximadamente um ano e meio”, destacou.

Segundo Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a efetividade da vacina já foi amplamente comprovada através de estudos. “Essa vacina tetravalente tem eficácia de 80,2% na prevenção de qualquer tipo de dengue. E a prevenção de hospitalização por formas graves da doença alcança 90,4%. O publico alvo, faixa etária e outros detalhes da aplicação deverão ser discutidos em um comitê científico”, complementou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2023 já foram registrados mais de 1,3 milhão de casos prováveis da doença no Brasil. Dentro desses casos, ocorreram 596 mortes confirmadas e 428 em investigação. As regiões mais afetadas são Centro-Oeste e Sudeste.

Deixe um comentário