Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Azevêdo sanciona lei que estabelece o ‘botão do pânico’ em escolas públicas e privadas na PB

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou, nesta terça-feira (13), a lei que estabelece a criação do aplicativo “Escola Segura” no estado da Paraíba. A iniciativa tem como objetivo principal fornecer uma ferramenta para lidar com emergências nas escolas públicas e privadas.

Um dos recursos essenciais do aplicativo é o “botão de pânico”, que estará disponível para professores e funcionários cadastrados. Ao ser acionado, o botão emitirá um sinal sonoro de alerta no centro da escola, enviando simultaneamente um alerta para os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e uma mensagem de emergência para todos os celulares registrados no aplicativo.

Os profissionais receberão treinamento específico. Além disso, o aplicativo contará com um chat interno que permitirá a comunicação em tempo real entre os professores e os gestores escolares durante situações de emergência.

A lei também estabelece a inclusão do “Botão de Emergência”, o qual, quando acionado, enviará alertas para os serviços de atendimento médico e psiquiátrico, polícia, Conselho Tutelar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Esses alertas fornecerão informações precisas sobre a localização da escola e a natureza da emergência em questão.

Como parte da implementação dessa nova medida, o Governo Estadual será responsável por promover campanhas de divulgação e treinamento, visando garantir que professores e gestores escolares saibam utilizar corretamente o aplicativo.

 

Deixe um comentário