Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ANÁLISE: João avalia cenário e coloca nas mãos de Cícero continuidade da aliança com PSB

Há um bom tempo o governador João Azevêdo (PSB) vem sinalizando que tem total interesse em manter a aliança com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em 2024, apesar de uma minoria absoluta no partido defender a candidatura própria. Em cada entrevista sobre o assunto, a fala de João fica mais evidente. Hoje pela manhã, mais uma vez, João colocou nas mãos de Cícero a

“Nosso prefeito (Léo Bezerra ) tá aqui. Não há nada que  indique uma direção contrária. Depende da circunstância ser mantida, esse status que temos hoje. Ninguém pode supor um terremoto aqui. Então, nas condições de temperatura e pressão, tudo tende a manter a nossa aliança até o próximo ano”, disse o governador.

João diz isso porque sabe que há duas possibilidade mais fortes, nos bastidores, sobre a tese do vice. A primeira é o interesse do PT na vaga. O partido pode barganhar o apoio de Lula à reeleição. Sobre esse ponto, Cicero até já falou ao Blog do Anderson Soares, que essa discussão com o PT, caso venha a acontecer, será comandada pelo próprio governador.

A outra possibilidade, remotíssima, porém, ventilada nos bastidores, é Cícero indicar um vice do “seu colete”, a fim de garantir segurança em uma possível desincompatibilização para disputar um cargo em 2026, semelhante o que Ricardo Coutinho fez um 2009 ao indicar Luciano Agra para vice. Para isso, no entanto, o prefeito precisa ter números seguros que lhe garantam uma reeleição com tranquilidade.

“Ninguém pode supor um terremoto aqui”, disse João,  ou seja, não há nada que sinalize para essas possibilidades na atual conjuntura. “Então, nas condições de temperatura e pressão, tudo tende a manter a nossa aliança até o próximo ano”, completou o governador. Isto é, a escolha da continuidade da aliança e da chapa está mais nas mãos de Cicero do que na de João.

Deixe um comentário