Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

2×1: Floriano de Azevedo Marques vota por tornar Bolsonaro inelegível

Terceiro a se manifestar no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta quinta-feira (29), o ministro Floriano de Azevedo Marques (foto) votou para condenar Jair Bolsonaro a inelegibilidade por oito anos, por sua reunião com embaixadores antes das eleições de 2022. Ele acompanhou o relator, Benedito Gonçalves.

Floriano levou quase uma hora e meia para votar. Ele disse que Bolsonaro criou uma reunião com diplomatas para dar uma resposta à Corte Eleitoral, agindo de maneira imoral.

Analisando linha a linha o discurso apresentado pelo primeiro investigado [Bolsonaro], me convenci de que ele teve claro objetivo eleitoral”, escreveu Floriano em seu voto, “não no sentido de questionar o processo eleitoral sem provas ou evidências consistentes, mas de angariar proveitos eleitorais na disputa de outubro em desfavor de seus concorrentes”.

Ele rebateu o voto de Raul Araújo, que divergiu do relator e negou condenar Bolsonaro à inelegibilidade. Floriano não concordou com a tese defendida por Araújo, de que os atos não tiveram efeitos graves. “Se alguém põe fogo num edifício e os bombeiros chegam prontamente, isso não quer retirar a tipicidade de quem pôs fogo”, comparou. “Se a Justiça Eleitoral agiu bem e rápido, coibindo os efeitos daquela tentativa, não é disso que estamos falando. Estamos falando da intenção e das circunstâncias que predizem a gravidade.”

Na sessão da terça-feira (27), o relator já havia votado pela inelegibilidade do ex-presidente, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

 

 

Deixe um comentário