Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy defende qualificação da mão de obra e lamenta aumento na taxa de desocupação na Paraíba

A ampliação de serviços que desenvolvam a qualificação da mão de obra na Paraiba voltou a ser defendida pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar lamentou o aumento da taxa de desocupação no estado, a 8ª maior do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE.

Ruy defendeu mais agilidade por parte do poder público para combater esse cenário e alavancar a geração de emprego e renda. “É preciso iniciativa e menos passividade do poder público para aquecer nosso mercado de trabalho e consequentemente nossa economia. Investir em capacitação profissional, estímulo ao primeiro emprego e acesso as oportunidades disponíveis” , ressaltou.

Ele também destacou o apoio a iniciativas que podem contribuir com a profissionalização dos trabalhadores paraibanos.

“Os poderem públicos precisam investir em instituições sérias, que já realizam esse tipo de trabalho. Isso seria extremamente mais efetivo do que iniciar programas do zero, enfrentando todas aquelas burocracias já conhecidas. Eu tenho apoiado diversas entidades sociais que atuam com a qualificação profissional de jovens e adultos. Potencializando esses serviços, você amplia a qualidade da mão de obra e consequentemente as oportunidades para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, acrescentou.

O aumento da taxa de desocupação na Paraiba foi de 11,1%, no 1º trimestre deste ano, o percentual ficou abaixo da do Nordeste (12,2%). A pesquisa também mostrou que o estado está entre os sete do país com maior taxa de subutilização da força de trabalho no 1° trimestre de 2023. Os números ainda revelaram que o percentual estadual de informalidade nos primeiros três meses de 2023 foi de 50%, superior à média brasileira (39%).

Instituições

Ruy tem contribuído com a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo Centro de Educação Educativo Comunitário, em Santa Rita. A instituição oferece cursos nas áreas de corte e costura, embelezamento, marcenaria, informática, operador de caixa, serigrafia e música.

As ações do mandato também voltadas para a Associação Beneficente São José, em Mangabeira. No local, são oferecidos cursos de informática, idiomas, corte e costura, corte de cabelo, além do suporte alimentar e social a comunidade.

Deixe um comentário