Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Wallber diz que TJPB não pode ficar à espera da criação de Vara Especial para julgar réus da Calvário

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Wallber Virgolino (PL), não eximiu nesta terça-feira (21), a Assembleia Legislativa no atraso da apreciação do projeto de lei que visa a criação da Vara Estadual para julgar organizações criminosas, como é o caso dos réus da Operação Calvário. No entanto, o deputado disse que a morosidade da Assembleia não é justificativa para tantas suspeições de juízes e atraso no julgamento dos acusados.

“O Tribunal de Justiça precisa de um aparelhamento para combater a corrupção, mas isso não é motivo para que vários juízes se averbem suspeitos. O TJ tem sua parcela de culpa porque não cobra a celeridade desses julgamentos e a Assembleia também tem sua parcela de responsabilidade porque não coloca em pauta a criação das Varas”, pontuou parlamentar.

Virgolino criticou as prioridades do próprio judiciário, nesse momento, que é o combate aos atos antidemocráticos ao invés de pautar o combate à corrupção. “Hoje, a pauta dos poderes é o oito de janeiro e se esquecem do combate à corrupção. O que degrada a administração pública não são as cortinas de fumaça que se criam para evitar o combate à corrupção. O que desmoraliza o Brasil é a corrupção endêmica em todos os poderes”, finalizou.

Entenda o caso 

Semana passada, durante sessão do pleno do TJ, o desembargador Márcio Murilo comentou sobre as suspeições do juízes nos processos da Calvário e pontuou que os magistrados se averbaram suspeitos por questões pessoais, de parentesco e falta de estrutura, já que são muitos processos para apenas um juiz.

O desembargador ressaltou que o TJ aprovou, por unanimidade, o projeto que cria a Vara Estadual Especial para julgar organizações criminosas, como os réus da Calvário. Márcio Murilo revelou que o projeto está emperrado na Assembleia Legislativa à espera da apreciação.

O relator da Calvário, desembargador Ricardo Vital, fez um desabafo e criticou as suspeições de tantos juízes. Para o magistrado, “a situação é vergonhosa e vexatória”. 

Veja vídeo no link abaixo: 

https://www.instagram.com/reel/CqEdhLrIUL7/?igshid=YjNmNGQ3MDY=

 

Deixe um comentário