Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella Ribeiro entrega Comenda Câmara Cascudo ao restaurador paraibano Flávio Capitulino, no Senado Federal

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou na manhã desta terça-feira (28), no Senado Federal, da sessão especial de entrega da Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo. A comenda foi instituída em 2018, e é destinada a personalidades, instituições e grupos que tenham contribuído com o fortalecimento da cultura, do folclore e dos saberes tradicionais no Brasil.

Um dos cinco homenageados foi o restaurador paraibano, nascido em Sousa, Sertão da Paraíba, Flávio Capitulino. Ele foi indicado pela senadora Daniella para ser agraciado com a comenda.

“Por oportuno, aproveito o ensejo para indicar o nome do senhor Flávio Capitulino, um dos maiores restauradores do Brasil, reconhecido mundialmente por suas habilidades, e que contribui significativamente para a preservação da cultura e da arte brasileiras”, declarou Daniella.

A senadora pontuou ainda que Capitulino “se tornou um requisitado restaurador de obras de artes, tendo realizado importantes trabalhos, como a restauração de uma capela datada de 1730, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Sousa, na Paraíba”.

No plano internacional, Capitulino fopi responsável pela restauração de quadros de Van Gogh, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Modigliani, Chagall e Matisse. A entrega do prêmio aconteceu no plenário do Senado Federal. Essa é a segunda edição da comenda.

*Outros homenageados*

Além de Flávio Capitulino, também foram homenageados com a Comenda Câmara Cascudo, o cantor e compositor Milton Nascimento; o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Machado Mastrobuono; a artista plástica e professora, Yara Tupynambá; e o Instituto Inhotim.

Fotos: Rodrigo Nunes

Assessoria de imprensa
Daniella Ribeiro – PSD-PB
@daniellasenadora

Deixe um comentário