Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veneziano participa de encontro da Articulação do Semiárido em Soledade e assina carta compromisso

O candidato a governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, participou na manhã e tarde desta sexta-feira (02), na cidade de Soledade, do Encontro dos 12 territórios da ASA – Articulação do Semiárido. Também participaram do evento o candidato a Senador Ricardo Coutinho (PT), candidatos a deputado federal e a deputado estadual, além de lideranças e membros das comunidades representadas.

Veneziano escutou os integrantes da ASA, composta por representantes de sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, dentre outros, e expôs alguns de seus compromissos, através de políticas públicas que reforcem a convivência do homem do campo com o Semiárido. Ele garantiu que, na sua gestão, o Governo do Estado vai apoiar diretamente essa rede, que conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido, defendendo os direitos dos povos e comunidades da região.

Ele lembrou que, nos cargos que já exerceu, sempre apoiou e defendeu a agricultura facilitar. “Quando prefeito de Campina Grande, desenvolvemos um arrojado programa de combate à fome, implantando restaurantes populares e cozinhas comunitárias, com refeições a R$ 1 o almoço, e R$ 0,50 o café e a janta, e todos os alimentos usados para matar a fome do nosso povo eram adquiridos da agricultura familiar. E nós vamos continuar, estendendo o que fizemos em Campina para toda a Paraíba, valorizando quem produz e reforçando a convivência do homem em sua comunidade”, afirmou Veneziano.

Ele também destacou alguns de seus compromissos com o setor, como o da recuperação de solos salinizados e alcalinizados, considerando que os solos do Semiárido Paraibano possuem grande problema de salinidade e alcalinidade; o incentivo às tecnologias para produção de pequenos implementos para utilização na agricultura familiar; o desenvolvimento de plantadeiras, cultivadores, roçadeiras, reboques e outros equipamentos e implementos que possam ser adaptados à força motriz da motocicleta; bem como a concessão, pelo governo estadual, de kit mínimo para a produção na agricultura familiar que permita reduzir o esforço e potencializar o trabalho dos agricultores.

Além disso, Veneziano lembrou que vai fortalecer as ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos originários (indígenas), quilombolas e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza; e criar um programa de microgeração de energia solar para pequenos agricultores.

Ao final do encontro, Veneziano assinou a “Carta da ASA”, firmando compromissos com a “garantia do acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis e combate a processos de desertificação”, garantindo “a retomada da construção do bem-viver no Semiárido, em especial para os povos que vivem no meio rural, agricultoras e agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e quilombolas, e comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, caatingueiras, geraizeiras, vazanteiras, ribeirinhas, pescadoras, quebradeiras de coco, povos de terreiros e outros”.

Confira mais compromissos de Veneziano no seu Plano de Governo:
file:///D:/PBAGORA%203/PROGRAMA%20DE%20GOVERNO%20VENEZIANO%202022%20VERSA%CC%83O%20FINAL%20REVISADA.pdf

Assessoria de Imprensa
Veneziano Vital do Rêgo – MDB 15
Candidato a Governador da Paraíba
Coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!

Deixe um comentário