Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella Ribeiro dá início a reuniões do Parlamento Latino-americano nesta segunda-feira

A senadora Daniella Ribeiro deu início nesta segunda-feira (5) às reuniões do Parlatino (Parlamento latino-americano) reunindo parlamentares nacionais de 23 países no Centro de Convenções de João Pessoa. O encontro, que ocorre na Paraíba à convite da senadora, também secretária de relações interinstitucionais do Parlatino, irá discutir temas relacionados às áreas de segurança, turismo e meio ambiente até esta terça-feira (6). 

“Estamos concretizando um sonho: o de trazer o Parlatino mais uma vez ao meu amado Brasil e, de forma inédita, à Paraíba. Esse acontecimento certamente lançará novos desafios a serem idealizados”, destacou Daniella Ribeiro. “Vamos discutir aqui temas que estão intimamente ligados a todas as nossas nações e que, ano após ano, fato após fato, apenas constatamos que compartilhamos dos mesmos desafios e dos mesmos problemas. Porém, ao realizar um evento como este, queremos ir além. Queremos e devemos compartilhar as nossas soluções”, disse.

Daniella Ribeiro ressaltou ainda a importância do apoio mútuo e da cooperação para produzir força e estabilidade. “Para que evoluamos cada vez mais não apenas em posição mundial, mas em melhorias para o nosso povo, necessitamos de cooperação, do fortalecimento das nossas instituições, da ampliação do alcance dos nossos acordos comunitários, da defesa constante dos direitos humanos e da liberdade de expressão, bases da democracia”, reafirmou.

Presidente do Parlatino fala em resultados positivos

A presidente do Parlatino, senadora Silvia Giacoppo, frisou que as reuniões são realizadas de forma bimestral ou trimestral, segundo as necessidades de trabalho da mesa consultiva. “Teremos duas jornadas de trabalho com os membros das comissões de segurança e do meio ambiente que com certeza trarão resultados muito positivos para os países-membros”, disse.

O secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, por sua vez, destacou a importância da discussão de temas que são comuns aos países no âmbito da segurança, como o crime organizado e o narcotráfico. “Nós já fizemos operações integradas com estados vizinhos e com a Polícia Federal e até com países como os Estados Unidos no sentido de unir esforços a favor da segurança. Essa é uma grande oportunidade para a Paraíba mostrar aquilo que vem construindo não só no âmbito da segurança mas também do turismo e do meio ambiente”, destacou.

O que é o Parlatino

O Parlatino foi fundado em 1964 como uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos parlamentares nacionais da América Latina. Integram o Parlamento Latino-Americano as Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil,Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname,Uruguai e Venezuela.

Fotos: Juliana Santos

Deixe um comentário