Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy cobra melhorias nos serviços de saúde da capital após Coren-PB registrar novas irregularidades em UBS’s

Após Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba registrar novas irregularidades em Unidades Básicas de Saúde de João Pessoa, o deputado federal e candidato a reeleição, Ruy Carneiro, voltou a cobrar melhorias emergenciais dos serviços por parte da Prefeitura da capital.

Ruy destacou que esses problemas recorrentes também já vinham sendo fiscalizados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba e colocam em risco a vida de pacientes e profissionais.

“É inadmissível que essas constatações continuem acontecendo praticamente toda semana. Muitas dessas unidades estão interditadas eticamente pelo CRM-PB, justamente por colocar em risco a vida dos pacientes e dos trabalhadores da saúde. Além da situação degradante das estruturas, da falta de equipamentos e de medicamentos, as pessoas estão ficando sem atendimento. A saúde é um direito básico e a Prefeitura não consegue garantir o mínimo funcionamento. Isso precisa de uma intervenção urgente.”, cobrou.

De acordo com Graziela Gahú, gerente do setor de fiscalização do Coren-PB, durante as inspeções foram encontradas inadequações e incoerências para o exercício da enfermagem em diversas unidades. “Importante frisar que muitas das atividades de enfermagem previstas na estratégia de saúde da família não estavam sendo executadas em virtude da estrutura precária da unidade, ocorrendo subutilização das equipes de enfermagem, que restringia os atendimentos ao que era possível executar”, destacou.

A direção do Conselho afirmou que os serviços foram notificados, considerando as particularidades de cada um, incluindo prazo para sanar as irregularidades indicadas no relatório de fiscalização.

“Em virtude da situação extremamente crítica das condições estruturais do local, algumas unidades já se encontram passíveis de interdição ética dos profissionais de enfermagem, conforme Resolução do Cofen nº 567/2017. O Coren seguirá com todos os procedimentos para garantir que os profissionais de enfermagem possuam condições dignas para exercer suas funções”, finalizou Rayra Beserra, presidente do Coren-PB.

Deixe um comentário