Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Secretário de Saúde descarta fechamento do comércio e confirma que novo decreto deve trazer mais restrições

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, confirmou nesta segunda-feira (31), que o novo decreto estadual – que terá vigência a partir desta terça-feira (1) – deve trazer medidas para frear a contaminação pela ômicron. “Não há espaço para ficarmos paralisados sem tomar atitude senão a rede hospitalar não aguenta”, disse.

“Hoje teremos reunião com o governador para discutir essa questão da alta contaminação que ocorre no nosso estado. O decreto expira hoje e a partir de amanhã terá o novo, provavelmente à noite será publicado e as medidas adotadas serão decididas pelo colegiado com a aquiescência do governador. É preocupante a altíssima contaminação em decorrência da variante ômicron, com mais de três mil casos novos diários e ontem sete óbitos, todos de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal, faltando a segunda dose ou dose de reforço”, disse.

O secretário destacou que a variante ômicron tem uma característica que é de 60 até 70% maior poder de propagação que a delta. “É o vírus de maior poder de propagação da história da humanidade e contamina muitas pessoas. Mesmo tendo a letalidade baixa, o fato de contaminar muitas pessoas, em números absolutos, rapidamente o aumento da ocupação de leitos ocorre, em decorrência da grande contaminação principalmente em bares, restaurantes, shows, encontros familiares com 30, 40 pessoas, além do relaxamento da utilização de máscaras que tem contribuído para esse aumento assustador de casos de covid”, disse.

 

Deixe um comentário