Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo recebe vencedores do Campeonato Latinoamericano de Robótica e destaca investimento no ensino de JP

Disputando com equipes de escolas públicas e privadas de todo o país, os alunos da rede municipal de João Pessoa saíram vitoriosos mais uma vez do Campeonato Latinoamericano de Robótica e garantiram vaga para o campeonato mundial, a RoboCup 2019, que acontecerá em Sydney, na Austrália. Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Luciano Cartaxo, recebeu os alunos das equipes que conquistaram três troféus para a Capital paraibana. Ele destacou o investimento na formação das crianças de João Pessoa e a importância de oferecer a robótica no componente curricular em 100% das escolas para garantir novas oportunidades no futuro destes alunos.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos do resultado que nossas crianças conquistaram mais uma vez. Educar as crianças não é só ensinar a ler e escrever e a tecnologia assume ultimamente grande importância no processo educacional. Nossos alunos são um exemplo de resultado dos esforços e dedicação que temos com o ensino público de qualidade. Estas crianças têm paixão e vocação para a área de tecnologia e estão tendo a oportunidade de ter acesso a este aprendizado desde cedo nas escolas da Capital”, afirmou Luciano Cartaxo.

Os alunos vencedores também foram recebidos pela secretária de Educação da PMJP, Edilma da Costa Freire, que destacou a dedicação dos jovens e professores nos campeonatos de robótica realizados ao longo do ano.

Na modalidade Onstage (dança com robôs), a equipe Fênix da Escola Municipal Duque de Caxias conquistou o primeiro lugar com a apresentação ‘Que país é esse’. Os campeões foram os alunos Thallyson Alexandre da Silva, Williams Mendes da Silva, Henrique Luis da Silva Barbosa e Stephanny Almeida Barbosa, acompanhados pelo professor Tiago dos Santos Araújo. Serão eles os representantes do Brasil na RoboCup 2019, na Austrália.

“Queria agradecer em nome de todos os alunos pelos investimentos da Prefeitura na área da robótica e nas nossas equipes, oferecendo mais material, mais tecnologia e nos dando a confiança de saber que tem uma equipe acreditando na gente”, afirmou o campeão, Thallyson. A mãe dele, Adriana, também fez questão de agradecer ao prefeito. “Muito obrigado por proporcionar este momento. A gente sabe das dificuldades, da crise no país, mas a gente vê muito investimento na educação de João Pessoa. Isso me deixa muito orgulhosa e agradecida”, disse.

O segundo lugar na categoria Onstage também ficou com equipe da rede municipal de João Pessoa. Com a equipe Chapeleiro Maluco, da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, representada pelos alunos Arthur Telles, Miguel Monteiro e João Victor da Silva, com a professora Ana Beatriz Araújo. Na categoria OnStage Secundário, a Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva, com os alunos Jean Kelci Souza Júnior, Arthur Farias, Alyson Avelino e Pedro Belo, com o professor Crismarkes Ferreira dos Santos. O Campeonato Latinoamericano de Robótica aconteceu até o último sábado, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Mais investimentos – No final de setembro, o prefeito Luciano Cartaxo entregou novos kits de robótica às escolas da Capital com a Tecnologia Arduino, um novo sistema que garante um melhor desempenho dos alunos no estudo da robótica e ausência de limites para os trabalhos que eles poderão desempenhar. O investimento foi de meio milhão de reais. O hardware Arduino oferece mais possibilidades de desenvolver projetos e ampliar a competitividade dos alunos nos campeonatos de robótica.

Deixe um comentário