Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Parque da Lagoa fica lotado no encerramento do Festival Internacional de Música Clássica

O Parque da Lagoa Solon de Lucena foi palco de uma enorme ciranda, puxada pelo pernambucano Antônio Nóbrega, num belo encontro musical com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do prestigiado maestro Júlio Medaglia. A apresentação ficou marcada na memória das milhares de pessoas que compareceram neste sábado (2) no encerramento da 5ª edição do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Cultura.

O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira dama, Maísa Cartaxo, participaram desse momento histórico para a cultura brasileira. “Foi uma grande festa. Um grande sucesso para João Pessoa e para o mundo”, define o prefeito. “Um evento que se consolida ano a ano no nosso calendário turístico, uma oportunidade importante de intercâmbio de músicos do mundo inteiro com músicos paraibanos e de João Pessoa, como ocorreu nesse encerramento com nomes da música erudita e popular brasileira. Para nós, é importante continuar investindo numa área essencial que é a música. Além do Festival, nós temos a nossa Orquestra que faz parte desse projeto. João Pessoa é uma das poucas Capitais do Brasil que possui a sua própria orquestra, com uma programação social, por meio da música, dando oportunidade de nossas crianças aprenderem música erudita”, complementa Luciano Cartaxo.

Antônio Nóbrega e a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa contaram por diversos momentos com a participação do público, cantando, batendo palmas e até fazendo uma ciranda. “Licença eu vou rodar no carrossel do destino”, cantou, lembrando ser uma composição feita em parceria com o campinense Bráulio Tavares. Nóbrega convidou ao palco o músico Wagner Tiso, que deixou músicos e o público agitados com a sua presença. No show, Nóbrega fez também uma homenagem ao compositor paraibano de Itabaiana, Lourival Oliveira, compositor de frevos, cantando o frevo ‘Corisco’, composição feita em homenagem ao bando de Lampião.

“Uma apresentação realmente imperdível. Num lugar lindo como o Parque da Lagoa, uma lua linda, podendo prestigiar uma apresentação de Antônio Nóbrega e a Orquestra Sinfônica Municipal. Tudo de bom e ainda gratuita, disse Marília de Magalhães, turista paulistana. “Eu não perco nenhuma edição desde que começou. A música fala a alma e ao espírito”, afirma sorrindo Ana Maria, que faz parte do coral da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Festival – Desde o último dia 26, músicos vindos de vários lugares do Brasil e do mundo estiveram em João Pessoa para participar da 5ª edição do Festival Internacional de Música Clássica. O som dos seus instrumentos preencheu os espaços dos antigos prédios históricos da Capital, como as igrejas da Misericórdia, São Bento, São Francisco, Carmo, além do Hotel Globo e Igreja Batista, levando cultura, artes e beleza para todos aqueles que estiveram abertos para absorvê-las. Foi um total de 23 concertos e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano).

‘Jampa Food’ – O encerramento do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa contou ainda com a diversidade gastronômica do Jampa Food, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na Praça das Acácias do Parque da Lagoa Solon de Lucena. Quem prestigiou a música também desfrutou de deliciosos cardápios. Para vender seus produtos, muita criatividade, produtos vendidos em bicicletas e traillers como crepes, cozinhas gourmets, sanduíches artesanais, brownies, churros e diversas outras guloseimas que desafiam aqueles que estão de dieta.

Banda de Música da Cidade de João Pessoa – 5 de Agosto – Ainda na tarde deste sábado, sob o comando do maestro Rogério Borges, a Banda 5 de Agosto se apresentou na programação de encerramento desta 5ª edição do Festival, na Igreja da Misericórdia. “O concerto de hoje é dedicado aos músicos da própria banda”, disse o maestro.

A Banda 5 de Agosto tocou composições de Franz Von Suppé, compositor e maestro croata do Romantismo (1819-1895); Francisco Mignone, pianista, regente e compositor erudito brasileiro (1897-1986); Rimsky-Korsakov, maestro e compositor russo (1844-1908), fechando com o saudoso multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro, Sivuca. “Um presente para todos nós que pudemos estar aqui presentes”, disse Alzira de Matos, professora.

Deixe um comentário