Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Festival de Música Clássica e Centro Histórico de JP são tema de documentário da TV Cultura

O 5° Festival Internacional de Música Clássica, as riquezas do Centro Histórico de João Pessoa e as belezas da terceira cidade mais antiga do Brasil serão tema de um documentário da TV Cultura. Uma equipe da emissora está na Capital Paraibana registrando todos os detalhes do festival para apresentar a relação da cidade com a música erudita, o projeto Ação Social pela Música e os locais palco das apresentações: o Centro Histórico revitalizado pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O diretor das Rádios e do Conteúdo Musical da TV Cultura, José Roberto Walker, trabalha há mais de 20 anos com a música clássica e afirmou estar encantado com o que está vendo em João Pessoa. “Na sexta à noite acompanhamos o concerto na Igreja São Francisco e ficamos impressionados com o tamanho do público presente e com vontade de assistir as apresentações. Existe um mercado muito grande para a música erudita e João Pessoa está de parabéns por abrir este espaço importante”, declarou.

Segundo José Roberto Walker, que também esteve na última sexta-feira no bairro Alto do Mateus, onde está instalado um dos quatro polos do Projeto Ação Social pela Música, um importante instrumento que alia o ensino da música clássica à educação infantil, a Prefeitura está no caminho certo da transformação social através da música clássica. O projeto atende crianças dos 6 aos 16 anos e conta com polos no Alto do Mateus, Gervásio Maia, Mangabeira e no Centro Cultural Casa da Pólvora.

“Fiquei muito impressionado pois trabalho nesta área há muito tempo, realizei o primeiro grande projeto de música em São Paulo, em 1995, que já chegou a ter até 80 mil crianças, e gostei muito do que vi. Mesmo com pouco tempo de relação com a música, as vezes só seis meses, estas crianças já estão excelentes. A gente percebe que é um projeto que funciona muito bem e o trabalho da Prefeitura está no caminho certo, levando a uma transformação na vida das crianças, coisa que a música permite”, afirmou.

A equipe também esteve no Hotel Globo acompanhando as masterclasses e visitou diversos pontos do Centro Histórico da Capital, como o Pavilhão do Chá, Praça da Independência, Novo Parque da Lagoa, Casa da Pólvora, Praças João Pessoa e 1817, entre outros. Neste sábado (2), eles visitam a Orla, praias, voltam ao Centro Histórico para captar mais imagens e, no final da tarde, acompanham o encerramento do Festival, que acontece na Praça da Esplanada do Parque da Lagoa, a partir das 17h, com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Júlio Medaglia.

Deixe um comentário