Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Compromisso com a educação: PMJP entrega novo padrão de qualidade da Escola João XXIII

A escola é uma extensão da família e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) divide com os pais a responsabilidade pela educação das crianças e adolescentes. Este é o pensamento que conduz as ações da atual gestão, que investe cada vez mais em escolas em Tempo Integral e projeta o futuro da Capital com ações efetivas na Educação. Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo entregou as melhorias de mais uma unidade de ensino, a Escola Municipal em Tempo Integral João XXIII e garantiu a ela o novo padrão de qualidade e ensino que já é marca das escolas do município.

“Estamos praticamente triplicando o número de escolas em Tempo Integral, onde, além do processo educacional propriamente dito, temos a oportunidade de ofertar a essas crianças e adolescentes uma alimentação saudável e de qualidade, diversas oficinas na área de teatro, artes, cinema e artesanato, e um ginásio novo para atividades esportivas. As crianças passam literalmente o dia todo na escola e essa é a grande oportunidade que a gente assume de poder dividir com as famílias a responsabilidade pela educação de seus filhos”, afirmou Luciano Cartaxo.

A unidade de ensino, localizada no Bairro Alto do Mateus, atende 330 alunos do Ensino Fundamental I e II, nos turnos da manhã e tarde, se dividindo entre o ensino regular e atividades culturais, esportivas e de reforço no segundo turno. O investimento nas melhorias e implantação do novo padrão de qualidade foi de R$ 695.432,27, com ações em toda a infraestrutura da escola. As obras eram mais uma reivindicação dos alunos, através do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA), que a PMJP, através do diálogo com a comunidade, buscou atender.

Dentre os investimentos, a escola agora conta com um novo projeto elétrico e as salas de aula estão prontas para serem climatizadas, o que irá levar mais conforto para os alunos e professores. Foram construídos dois banheiros infantis totalmente adaptados para a faixa etária do pré-escolar até a Educação Infantil, uma conquista esperada há mais de duas décadas pela comunidade escolar, além da melhoria dos demais banheiros e da rede hidrossanitária.

Também foram feitos investimento na área de manipulação de alimentos, que ganhou uma nova bancada e prateleiras, para a armazenagem dos alimentos. Os espaços administrativos passaram por melhorias e ganharam novos mobiliários, o que garante também mais conforto e melhores condições de trabalho para os professores, diretores e demais profissionais. A escola também ganhou um escovódromo, uma inovação da atual gestão dentro do programa ‘Saúde na Escola’. O ginásio poliesportivo passou por recuperação completa e o estacionamento foi ampliado.

A secretária de Educação, Edilma da Costa Freire, destacou o cuidado e preocupação da Prefeitura com a oferta do Ensino Integral. “Não é só garantir a reforma da escola, é requalificar todo o ambiente e recuperar aquilo que muitas vezes estava passando despercebido e hoje torna-se uma grande estrutura para dar apoio aos nossos alunos no período de aula regular e principalmente no contra turno. A criança fica 10 horas na escola e precisa de um ambiente acolhedor e lúdico para se desenvolver na sua plenitude”, disse.

Investimentos – Dentre os investimentos da atual gestão na área da Educação, o prefeito Luciano Cartaxo destacou a realização de um concurso público com 1.300 vagas preenchidas de uma única vez, o passe livre, a recuperação de creches e escolas, implantação do Centro de Línguas Estrangeiras, o pagamento de salários 20% acima do piso nacional dos professores, entre outros.

“São investimentos efetivos porque entendemos que a Educação é prioridade e responsabilidade de um gestor preocupado com uma cidade que tenha futuro e uma vida melhor para todos. O bairro Alto do Mateus, por exemplo, tem uma atenção muito especial na área da Educação. Vizinho à escola João XXIII estamos construindo a primeira escola bilíngue do Nordeste credenciada por órgãos americanos”, disse o prefeito.

Deixe um comentário