Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Jackson Macêdo tem apoio da maioria das tendências para presidir PT da PB

Na noite desta terça-feira, 21, das sete chapas que irão participar do 6º Congresso Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, cinco delas, e suas respectivas tendências, declararam, através de um manifesto, apoio a candidatura de Jackson Macêdo, atual secretário estadual de Organização do PT da Paraíba, a presidente do partido no estado.

Entre os nomes que irão apoiar o nome de Jackson Macêdo, estão: o dirigente nacional Rodrigo Soares, o atual presidente estadual do PT da Paraíba Charliton Machado, o presidente da CUT Paulo Marcelo, o vereador Marcos Henriques, o ex-prefeito de Patos Lenildo Moraes, a dirigente estadual Socorro Ramalho, o candidato a presidente do PT de Campina Grande Márcio Canielo e a candidata a presidenta do PT de João Pessoa Luzenira Linhares.

No mesmo momento foi retirada a candidatura de Aparecida Diniz a presidência do PT de João Pessoa, e anunciado apoio a candidatura de Luzerina Linhares no Processo de Eleições Diretas (PED) Municipal da Capital paraibana.

Para Jackson Macêdo, essa união de forças demonstra que a sua candidatura está no caminho certo, e as propostas de mudanças que estão sendo colocadas atende os anseios da militância: “Com certeza ficamos felizes em saber que o que estamos propondo para o nosso partido está de acordo com o que a militância pensa. Esse manifesto, assinado pelas cinco chapas, é mais um importante passo que estamos dando para as transformações que o PT precisa passar para enfrentar esse momento que o Brasil vive. Quanto mais unidos estivermos, mais forte ficaremos”.

Assinaram o manifesto as seguintes tendências: Movimento e Reafirmação Petista, Protagonismo Petista, Coletivo Celso Furtado, Começar de Novo e Partido em Movimento.

Leia abaixo o manifesto na íntegra:

Por um PT Protagonista, Forte, Militante e de Luta

Nós, filiados, dirigentes e militantes do PT PB, integrantes das chapas que disputam o 6º Congresso local e o Processo de Eleições Diretas – PED PT PB, entendemos que para os próximos desafios pós golpe, o cenário político exige um partido renovado de ideias, pessoas e práticas para retomarmos a pujança de momentos anteriores e intervirmos de forma adequada a fortalecer nosso projeto maior, a retomada do comando do país em 2018 com Lula Presidente.

Aqui na Paraíba o partido precisa retomar o debate sobre o desenvolvimento do Estado, visando a construção de um programa a ser apresentado em 2018, em plena sintonia com nosso projeto nacional – LULA Presidente, seja para um cenário de alianças, seja para a construção de uma candidatura em faixa própria.

Vamos juntos em 2018, construir a melhor estratégia para aumentarmos nossas bancadas de Deputados e pela primeira vez em nossa história elegermos o primeiro Senador Petista da Paraíba.

Precisamos de um PT vivo, com direções funcionando plenamente, gestores, parlamentares e diretórios antenados com o projeto partidário, participação das bases, articulação com os movimentos sociais e demais forças vivas da sociedade e muita, muita presença de jovens e mulheres na vida do PT.

Contribuímos muito para melhorar a política no Brasil, mas muitos erros foram cometidos. Precisamos fazer autocrítica. Nossas direções partidárias muitas vezes se afastaram das bases. Renovaremos o PT escutando os anseios daqueles que constroem no dia a dia nossa historia.
Propugnamos por um partido menos verticalizado com mais participação dos filiados e simpatizantes, resgatando antigas e novas formas de participação das pessoas em instâncias de discussão e deliberação coletiva.

Defendemos o fortalecimento do PT em todas as regiões do estado com a criação de três vice-presidências regionais (Litoral, Agreste e Sertão) e realização de plenárias regionais regulares de formação e discussão política.

Propomos o fortalecimento da formação política, com a criação de um coletivo de formação e a realização de cursos para dirigentes estaduais e municipais, gestores, parlamentares e filiados. Tudo em parceria com a Fundação Perseu Abramo e Escola Nacional de Formação.
É fundamental priorizar a inserção do partido na juventude, com foco nas principais instituições públicas a exemplo das universidades federais, estadual, IF’s e grandes colégios das principais cidades e estruturação adequada a este fim.

Precisamos qualificar as direções partidárias, através do método do planejamento estratégico. Devemos cobrar das secretarias do PT projetos de curto e médio prazo para a otimização de nossa intervenção política interna e na sociedade. Assim, nossa direção e todos os ocupantes de cargo na instância partidária estadual deverão apresentar um plano de atuação para o mandato, a ser aprovado pelo DR em até 90 dias. A execução destes planos deve ser monitorada e garantida sua execução pela Executiva Estadual.

Por fim, defendemos o fortalecimento da comunicação do PT com a sociedade, priorizando veículos midiáticos próprios e a criação de mecanismos de participação da vida partidária através de ferramentas digitais.

Para isto, acreditamos que o companheiro Jackson Macêdo, atual Secretário de Organização Estadual e candidato a Presidente do partido na PB reúna as melhores condições para liderar nossa luta e intervenção nos próximos 2 anos na Paraíba.

Jackson é um militante com mais de 15 anos de experiência nas direções partidárias, oriundo das lutas Juvenis, militou nas Pastorais Sociais da Igreja e no Movimento Estudantil, assumiu várias funções de direção no PT, sendo inclusive Presidente do Diretório da capital do Estado. Assessorou a bancada do PT na AL PB e foi Secretário Municipal do Orçamento Participativo durante parte da gestão petista em João Pessoa.

Por um PT protagonista, forte, militante e de luta na Paraíba.

Jackson Macêdo – Presidente!

Chapas:
433 – MOVIMENTO E REAFIRMAÇÃO PETISTA
480 – PROTAGONISMO PETISTA
481 – CNB – COLETIVO CELSO FURTADO
482 – COMEÇAR DE NOVO
483 – PARTIDO EM MOVIMENTO
—————————
Dani Rabelo
Assessora de Imprensa
Imagística Assessoria e Comunicação

Deixe um comentário