Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Opinião: Ação e reação

Criticada por cochilar ao permitir que a oposição conseguisse assinatura de governistas para o pedido de instalação da CPI da Lagoa, a bancada do prefeito reagiu e protocolou cinco CPI’s  para investigar denúncias de irregularidades à época em que Ricardo Coutinho (PSB) foi prefeito João Pessoa. Politicamente, foi um excelente estratégia.

Os Cartaxistas saíram da toca e colocaram a cara à tapa. Dinho, Eliza,Raíssa e Bira foram os mais inflamados. Ressuscitaram temas que incomodam. Atacaram, acusaram e em dados momentos até extrapolaram a crítica à RC. Conseguiram ofuscar por algumas horas o debate sobre a CPI da Lagoa, que havia ocupado o noticiário político.

No entanto, os aliados do prefeito não esperavam a reação intempestiva do exército do governador. Mexeram no vespeiro e a reação foi imediata. Deputados estaduais  governistas articulam criação da CPI Mista da Lagoa. Deputados e vereadores concentrariam esforços para apurar as irregularidades apontadas pela CGU.

O deputado Ricardo Barbosa (PSB) usa o argumento do interesse público na apuração das denúncias de desvios de quase R$ 10 milhões na obra. Segundo o  parlamentar, a AL não pode se furtar a esse debate e segunda-feira (14) os governistas se reúnem para colocar a estratégia em prática.

Ricardo mostra que tem uma artilharia de guerra ao inserir o Legislativo Estadual  nessa batalha, mas é difícil a CPMI vingar. Por mais que o governo tenha ampla maioria na AL e deva aprovar a ideia, na Câmara o prefeito ainda manda. O fato é que a campanha eleitoral já começou e os dois exércitos já estão mobilizados para atacar e defender.

A partir de agora, como se fala na linguagem futebolística, da canela para baixo tudo é válido. Esqueçam a ética e debates republicanos. Agora, é estratégia de guerra para aniquilar o inimigo e conquistar ou manter o poder. Nesse campo de guerra, como diria o célebre filósofo Nicolau Maquiavel, os fins justificam os meios.

 

Deixe um comentário