Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Relator vota favorável a projeto que propõe redução de senadores e deputados no Congresso

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator da proposta daPEC 106/2015,  que reduz o número de parlamentares no Congresso Nacional, adiantou ao Congresso em Foco que dará parecer favorável à mudança sugerida pelo senador Jorge Viana (PT-AC).

O petista propõe a diminuição no número de senadores (de 81 para 54) e de deputados federais (de 513 para 385). Ou seja, dos atuais 594 congressistas para 439 (um corte de 155 cadeiras, 26%, em todo o Congresso).

Randolfe explica que a redução do número de parlamentares traz duas consequências imediatas à política brasileira: a diminuição do gasto da União com o Congresso Nacional e a correção de “uma deformação”. “A atual representação do Congresso foi consolidada na Constituição de 1988, entretanto, ela tem raízes e origem na ditadura.

A PEC, apresentada em julho de 2015, chamou a atenção da sociedade nas últimas semanas quando ganhou repercussão nas redes sociais com a proliferação de mensagens pelo Whatsapp e pelo Facebook.

Por meio do portal e-Cidadania – espaço institucional online de participação política do Senado para que o cidadão colabore de forma mais direta e efetiva com o processo de atuação parlamentar e legislativa, mais de 145 mil pessoas votaram a favor da PEC 106/2015. Apenas 546 se manifestaram contra a proposta até o momento.

Deixe um comentário