Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Disputa pelo governo da Paraíba pode levar Efraim Filho a deixar o União Brasil, aponta Poder360

Uma disputa interna envolvendo a sucessão para o governo da Paraíba em 2026 deve resultar na saída do senador Efraim Filho (União Brasil-PB) do partido. Segundo apuração do Poder360, o presidente da Comissão Mista de Orçamento pretende disputar o comando do Executivo estadual, mas a federação formada entre União Brasil e PP decidiu apoiar o atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), na corrida eleitoral do próximo ano.

Lucas Ribeiro, apesar de filiado ao PP, tornou-se o nome da federação após o acordo firmado entre as siglas em agosto. A decisão deixou Efraim politicamente isolado dentro do partido. Aliados do senador afirmam que, se não houver recuo por parte da federação, ele está decidido a buscar outra legenda.

Um dos possíveis destinos é o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Conforme apurou o Poder360, dirigentes da sigla, incluindo nomes próximos a Valdemar Costa Neto, já procuraram Efraim para discutir uma eventual filiação.

Efraim Filho é hoje considerado um dos senadores mais influentes do Congresso, especialmente pela proximidade com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

OBSTÁCULO: Cícero Lucena

Além das tensões internas, Efraim enfrenta outro desafio eleitoral. Pesquisa Realtime Big Data divulgada na terça-feira (3.dez.2025) mostra o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na liderança da disputa pelo governo da Paraíba, com 31% das intenções de voto. Em seguida aparece Lucas Ribeiro, com 16%. Efraim Filho e o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD) estão empatados com 13%.

O levantamento entrevistou 1.200 pessoas entre 29 de novembro e 1º de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário