A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) se manifestou, nesta quarta-feira (30), sobre a paralisação anunciada por parte dos professores da rede estadual de ensino, prevista para esta quinta-feira (31). Em nota oficial, a pasta informou que não há registro formal de demandas relacionadas a erros de pagamento nos canais oficiais da gestão.
De acordo com a SEE, o levantamento foi realizado por meio de reuniões com a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), análise de protocolos internos e monitoramento junto às 16 Gerências Regionais de Educação. A pasta também destacou que diversas reivindicações sindicais encaminhadas por ofício já foram atendidas, como a prorrogação do prazo para inscrições nos prêmios educacionais “Professor Nota 1000”, “Escola Nota 1000” e “Melhores do Ano”.
A Secretaria afirmou que não há descumprimento do calendário escolar e que a jornada dos servidores da educação está sendo garantida conforme a legislação. A SEE lamentou ainda a ausência de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP) em reunião convocada para esta quarta-feira (30), na sede da Secretaria. Segundo a nota, os dirigentes sindicais informaram que só comparecerão após a realização do ato de paralisação.
A gestão estadual reforçou que mantém diálogo aberto e contínuo com todas as representações sindicais e listou uma série de ações estruturantes adotadas para a valorização profissional e a melhoria da qualidade do ensino público. Entre as medidas, estão:
Contratação de professores para suprir vacâncias na base técnica e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Ampliação da formação docente, com parcerias com instituições como FGV, CAEd, UEPB e Fundação Vivo;
Premiações por mérito e desempenho pedagógico;
Reorganização da rede escolar, com redução de turmas fora do padrão e avanços na gestão;
Implantação do programa Amanhã Digital, com laboratórios de robótica e ambientes tecnológicos inovadores.
Por fim, a SEE reafirmou seu compromisso com uma educação pública de qualidade, a gestão transparente e a valorização dos profissionais da área, mantendo-se aberta ao diálogo “construtivo, responsável e institucional”.
