Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Sara Cabral consegue liberação do TCU e poderá disputar prefeitura de Bayeux

A ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral (MDB), conseguiu uma importante vitória nesta quarta-feira (10), no Tribunal de Contas da União (TCU). Em grau de recurso, o órgão considerou a prescrição da condenação dela. Com isso, ela poderá disputar as eleições deste ano no município. A ex-gestora estava impedida de concorrer a novas eleições até 2026 por causa de condenação fruto de uma tomada de contas especiais relacionada ao período em que ela comandou o município.

Sara foi condenada pelo próprio TCU em 2018, após análise de convênio entre a Prefeitura de Bayeux e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Antes disso, ela havia sido impedida no pleito de 2012, naquela oportunidade por restrição gerada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A decisão foi apresentada na sessão ordinária em plenário pelo ministro-substituto, Weder de Oliveira, que enfatizou em seu voto o reconhecimento das prescrições punitivas e ressarcitórias. “A proposta é no sentido de não conhecer do presente recurso de revisão, de reconhecer este ofício em incidência das prescrições punitivas e ressarcitória, tornando insubsistente o referido acórdão, e encaminhar a cópia deste acórdão, à procuradoria regional da união e da quinta região para as providências pertinentes”, concluiu.

Com a decisão, Sara Cabral mantém a sua condição de elegibilidade para disputar o cargo de prefeita de Bayeux nas eleições de outubro. O nome da ex-gestora como pré-candidata ao cargo executivo foi lançado pelo MDB em março deste ano. Na ocasião, Sara Cabral assinou sua ficha de filiação na legenda e declarou disposição para administrar a cidade e contribuir com o desenvolvimento econômico e social da população.

A pré-candidata comemorou a decisão. “Agradecer ao povo de Bayeux, principalmente àqueles que torceram muito para que essa decisão fosse positiva. Vou dar continuidade a pré-candidatura, visitando o povo baiense. E sim, eu posso sim”, disse Sara.

Blog do Suetoni 

Deixe um comentário