Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Juiz revoga prisão de pastor acusado de aplicar golpe de R$ 3 milhões em fiéis

Nesta segunda-feira (25), o juiz Antônio Maroja Limeira Filho, da 2ª Vara Regional Criminal de Mangabeira, decidiu revogar a prisão do pastor evangélico Péricles Cardoso de Melo, que estava sob investigação por estelionato. O caso envolve um suposto golpe de cerca de R$ 3 milhões contra fiéis de uma igreja em João Pessoa. A decisão também contempla a libertação de Vânia Francisca de Macedo Melo, esposa do pastor. O casal estava detido desde setembro do ano anterior.

O magistrado fundamentou sua decisão destacando que, após 145 dias da prisão de Péricles Cardoso de Melo, não houve apresentação de evidências concretas de fatos novos ou contemporâneos que justificassem a necessidade de manutenção da medida cautelar pessoal diversa da prisão. O juiz ressaltou a ausência de demonstração do risco que a liberdade dos acusados representaria para qualquer bem ou interesse relacionado ao processo em questão.

A revogação da prisão é um desdobramento significativo no processo, mas o caso continua em investigação e o pastor e sua esposa continuarão a responder às acusações conforme determinado pela justiça.

“Decorridos 145 dias desde a data da prisão de Péricles Cardoso de Melo (em 1º de novembro de 2023), não consta nos autos, até o momento, demonstração da existência concreta de fatos novos ou contemporâneos a justificar a necessidade da manutenção de aplicação de medida cautelar pessoal diversa da prisão, baseada no risco que a liberdade plena dos acusados representa para algum bem ou interesse relativo aos meios ou fins deste processo”, frisou o juiz em sua decisão.

PB Agora

Deixe um comentário