Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

O que está por trás do cancelamento da visita de Lula à PB: Boicote ou estratégia política?

Vários questionamentos estão sendo feitos pela imprensa, políticos e até apoiadores do presidente Lula (PT), após o Planalto confirmar agenda do petista à Paraíba, para sexta-feira e, sem explicar os motivos, cancela a visita.

O Estado, que deu 67% dos votos a Lula, tem sido ignorado pelo presidente. Semana passada, ele esteve na Bahia, Ceará e no vizinho estado de Pernambuco, mas deixou a Paraíba de fora. Ano passado, teve passagem relâmpago, mas a agenda era em Pernambuco.

A Paraíba merece melhor atenção política e administrativa, de Lula. Com a votação expressiva que deu ao presidente, com o governador e vice-presidente do Senado aliados, o que está por trás da apatia do petista com a PB?.

Será Veneziano, ferrenho adversário de João Azevêdo (PSB) óbice à vinda de Lula ao Estado para não atrelar a imagem do presidente a João e fortalecê-lo politicamente? Ou será a avaliação feita pelo Planalto de que a vinda a Patos fortaleceria o projeto do Republicanos, liderado por Hugo Motta, cujo partido tem se comportado mais como oposição do que como aliado no Congresso? Nabor Wanderley, pai de Hugo, é o prefeito da cidade.

Há a tese também de que o cancelamento se deu porque as casas que serão entregues foram, em grande parte, executadas no governo Bolsonaro. Acho pouco provável essa justificativa, já que a imensa maioria das obras inauguradas, ano passado pelo governo, eram da gestão anterior.

Ainda não sabemos os verdadeiros motivos da ausência de Lula para com o Estado que sempre lhe tratou com atenção especial, mas a julgar pelos interesses mesquinhos que fazem parte da cultura (mentalidade) política no Estado, é bem possível que os políticos estejam boicotando a Paraíba.

Detalhe importante: Ainda que viesse à Paraíba para inauguração de obras, é muito pouco comparado ao que o presidente tem contemplado os estados nordestinos pelos quais tem visitado. Porém, o “complexo de vira-lata” impregnado na mentalidade de alguns políticos paraibanos ainda vai argumentar que o Estado está recebendo a atenção devida do Governo Federal.

Pobre Paraíba!

Deixe um comentário