Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Causa animal: Ruy entrega 1,5 tonelada de ração e destaca importância de protetores dos animais em João Pessoa

O papel dos protetores de animais que atuam de forma independente na Paraíba foi exaltado pelo deputado federal Ruy Carneiro durante uma nova ação realizada na capital. O parlamentar utilizou parte dos recursos do auxílio-mudança para doar mais de 1,5 tonelada de ração, que foi entregue a mais de 60 cuidadores em João Pessoa.

Ruy destacou a atuação dos defensores da causa animal no trabalho com cães e gatos de rua e no acolhimento em situações de abandono. “Há muitos anos venho atuando em defesa da causa animal e destacando a importância desses protetores independentes. São pessoas que dedicam suas vidas para cuidar, proteger e resgatar animais abandonados, vítimas de maus tratos e também aqueles que vivem nas ruas. A nova iniciativa é mais uma que está sendo realizada com recursos do auxílio-mudança. Esse é um benefício que os deputados recebem, mas eu abro mão por não concordar com o pagamento”, reforçou.

O deputado defendeu mais apoio para o segmento e voltou a cobrar o funcionamento do Hospital Veterinário de João Pessoa. “A causa animal precisa de mais apoio. É preciso cobrar maior participação e políticas públicas dos gestores municipais e estaduais. Aqui em João Pessoa, eu destinei a primeira emenda de R$ 1 milhão para a construção do Hospital Veterinário desde 2021. Depois disso, já enviei mais R$ 300 mil para compra de equipamentos, mas infelizmente mesmo depois de três anos a Prefeitura até agora não abriu a unidade. Seguirei cobrando e atento as questões que envolvem a temática”, revelou.

Consolação Policarpo cuida de 34 gatos, 7 cães e é protetora animal há mais de 20 anos. Ela ressaltou o empenho de Ruy em defesa da causa. “Ruy está há muito tempo nessa luta com a gente, sempre presente em tudo que precisamos. Ele participa com a gente das reuniões, passeatas e feiras. Uma ajuda como essa a gente não pode dispensar de forma nenhuma. Os meus 7 cães consomem 60 quilos de ração. Também são 60 quilos para os gatos. Nós precisamos que mais pessoas pensem dessa forma”, defendeu.

A entrega de 1,5 toneladas de ração foi realizada no bairro de Mangabeira. A doação vai ajudar a manter a alimentação de milhares de animais que vivem sob os cuidados dos protetores beneficiados.

*Outras ações e projetos*

Ruy é autor do projeto de lei que obriga espaços que comercializam animais a terem um médico veterinário responsável pelo ambiente. Também criou o PL que prevê punições mais rígidas em casos de maus tratos aos animais.

O deputado tem destinado recursos para os municípios ampliarem e implantarem serviços de castração e ações voltadas para controle das zoonoses, à exemplo de Pedras de Fogo e Guarabira. A atuação ainda é marcada pela construção de uma cartilha que orienta ongs e demais entidades do segmento a conseguirem recursos federais.

Deixe um comentário