Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Manutenção e preservação: Leo Bezerra coordena ações do programa ‘Bora Cuidar’ no Parque Solon de Lucena

As ações do programa ‘Bora Cuidar’ chegaram, nesta quarta-feira (4), ao Parque Solon de Lucena, que está recebendo um cuidado todo especial de manutenção, garantindo a beleza do local e a preservação de sua flora. Uma força-tarefa de quatro secretarias da Prefeitura de João Pessoa realiza os serviços, coordenados pelo prefeito em exercício Leo Bezerra, que disse que esse cuidado será intensificado em toda cidade.

“Feliz de estar realizando intervenções como essa. Nós estamos andando nas praças, andando nos parques, e hoje, em especial, aqui na Lagoa, podendo mexer no intertravado, ajeitar as cordas, melhorar locais que a nossa população desfruta. É com muita tranquilidade, com muito zelo, principalmente com muito carinho, que nós estamos comandando esse programa. E vamos seguir avançando, em um trabalho de várias secretarias para garantir a preservação dos espaços públicos de João Pessoa”, afirmou o prefeito em exercício.

Durante as ações, as equipes realizam pinturas dos bicicletários, da ciclovia, recuperação de pisos intertravados, decks e, em uma inspeção do que precisa ser feito em todo perímetro do Parque Solon de Lucena, e já programando os serviços. Também é feito um diagnóstico prévio antes de qualquer manejo nas árvores – são cerca de 800 na área, entre palmeiras e plantas ornamentais.

“Primeiro a gente prepara as árvores nessa época para as podas de assepsia, de limpeza, tirando o mínimo possível, adequando ela ao espaço onde já estão plantadas para a questão do Natal, do final de ano, principalmente com os ipês amarelos. Nós temos aqui no nosso parque a maior concentração de ipês da cidade, são em torno de 200 entre a Getúlio Vargas e o Parque Solano Lucena. Então, no ‘Bora Cuidar’, a gente faz todo o manejo adequado e seguindo a norma técnica brasileira de poda de manejo”, explicou o diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes.

Planejamento – Depois de passar por 12 praças da Capital, além do Centro Histórico e o Bosque Parque das Águas, em Mangabeira, o ‘Bora Cuidar’ vai percorrer, também, a Avenida Duarte da Silveira, Epitácio Pessoa, até chegar na orla. Esse roteiro faz parte de uma preparação da cidade para as festas de fim de ano e o verão.

Equipe – Fazem parte do programa ‘Bora Cuidar’ as secretarias de Infraestrutura (Seiinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Deixe um comentário