Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em nota, presidente nacional do PT diz que partido não pode classificar Hamas como grupo terrorista

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, divulgou ontem à noite uma nota para explicar porque o PT evita chamar o Hamas de grupo terrorista. A nota é divulgada a pós a confirmação de que entre as centenas de pessoas assassinadas pelo grupo terrorista estão três brasileiros. “Já esclarecemos que não mantemos relações com o grupo Hamas e também não o declaramos uma “organização terrorista”. Nem o governo brasileiro pode fazê-lo”, diz Gleisi.

A justificativa da presidente do PT é que a caracterização de grupo terrorista “compete à Assembleia Geral da ONU, que não adotou tal resolução quando apresentada”. Desde a fundação do PT, em 1980, diz Gleisi, o partido se alinha à posição da diplomacia brasileira, que a de autodeterminação do povo palestino e a solução de dois estados, Israel e Palestina.

Também desde a sua fundação, diz a nota de Gleisi, o PT apoia a causa Palestina, pela devolução dos territórios ocupados e pela sobrevivência digna de seu povo. A nota faz uma referência vaga aos 3 brasileiros assassinados pelo Hamas. “O PT declarou-se solidário às vítimas em Israel e na Faixa de Gaza. Condenamos tanto o ataque do Hamas quanto a resposta do governo de Israel”, diz a nota de Gleisi.

Leia a nota abaixo, na íntegra.

“Posição do PT sobre a Guerra na Faixa de Gaza

É impressionante a quantidade de mentiras que a extrema-direita e seus porta-vozes, inclusive na mídia, vêm espalhando desde o início dessa guerra na Faixa de Gaza. Manipulações cretinas misturam religião com ideologia e geopolítica, falseando os fatos e a história, na tentativa de apresentar o PT e o governo do presidente Lula como supostos vilões de uma guerra em que lutamos exclusivamente pela paz e pelos direitos humanos.

O presidente @LulaOficial se colocou imediatamente como interlocutor de uma solução pacífica, convocou o Conselho de Segurança da ONU e mobilizou outros chefes de Estado nessa direção. Organizou a maior e mais bem-sucedida operação de resgate de brasileiros(as) numa região de conflito em nossa história. Trabalha incessantemente pelo cessar-fogo, onde está eclodindo uma crise humanitária. Lula acerta neste momento de crise, como vem acertando na missão de reconstruir o Brasil, destruído pelos que hoje mentem no submundo das redes, com repercussão na mídia. É sempre assim: incapazes de nos enfrentar no debate das políticas públicas para o povo, das ações para a retomada do crescimento e da geração de empregos; incapazes do nos enfrentar na realidade do Brasil, tentam desviar o debate para longe. Sempre mentindo e manipulando.

Que tal debater nossa própria guerra, contra a fome, a desigualdade, o desemprego e a violência? Que tal declarar guerra à mentira e à manipulação da fé e dos valores?

Para deixar claro, de uma vez por todas, esta é a posição do @ptbrasil:

1) Desde sua fundação, em 1980, o PT alinha-se à posição histórica da diplomacia brasileira que é a defesa do direito de autodeterminação do povo palestino e a solução de dois estados, Israel e Palestina, convivendo lado a lado, em paz e segurança e com fronteiras internacionalmente reconhecidas.

2) Também desde sua fundação, o PT apoia a causa palestina, pela devolução dos territórios ocupados e a sobrevivência digna de seu povo. Sempre entendemos que esta é uma questão humanitária e de respeito à democracia, aos direitos humanos, aos tratados internacionais e resoluções da ONU na direção da paz.

3) O PT mantém diálogo público com diversas entidades representativas do povo palestino e, da mesma forma, com entidades dos judeus. Temos palestinos, árabes e judeus atuando no partido, de forma democrática e tolerante.

4) Já esclarecemos que não mantemos relações com grupo Hamas e também não o declaramos uma “organização terrorista”. Nem o governo brasileiro pode fazê-lo. Essa caracterização compete à Assembleia Geral da ONU, que não adotou tal resolução quando apresentada.

5) O PT declarou-se solidário às vítimas em Israel e na Faixa de Gaza. Condenamos tanto o ataque do Hamas quanto a resposta do governo de Israel, pela violência contra civis de ambos os lados, e alertamos para a gravíssima crise humanitária em Gaza, que irá se transformar, se nada for feito pelas autoridades mundiais, num dos maiores genocídios da nossa história.

Gleisi Hoffman

Presidente do PT”

Deixe um comentário