Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Paraíba realiza neste sábado dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva

Neste sábado (23), acontece o Dia D de vacinação contra a raiva animal em todo o estado da Paraíba. A ação, promovida pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizará postos de vacinação para cães e gatos nos 223 municípios.

A expectativa é imunizar 881 mil animais com idade a partir de 3 meses, sendo 574 mil cães e 207 mil gatos.

Em João Pessoa a vacinação iniciou às 8h e vai até às 17h. Ao todo, serão disponibilizados 140 postos de imunização distribuídos pelos bairros da Capital, incluindo o Centro de Controle de Zoonoses, nos Bancários.

Podem ser vacinados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida e que estejam saudáveis. No caso das fêmeas, se estiverem gestantes, não deverão receber o imunizante. Animais que já foram vacinados este ano não precisam tomar a vacina outra vez.

É importante que o cuidador leve o cartão de vacinação do bicho, mas aqueles que não tiverem o documento em mãos também receberão o comprovante de imunização.

O último caso de raiva humana registrado na Paraíba causou a morte de uma idosa de 68 anos em 2020. A mulher foi mordida na mão com gravidade por uma raposa, em de Riacho dos Cavalos, e começou a apresentar os sintomas.

Um dia após o ataque, ela procurou a unidade básica de saúde do município. Com o diagnóstico positivo, foi transferida para o Hospital Universitário da Capital, onde veio a óbito.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal continuará até o dia 30 de outubro. A participação dos proprietários de animais de estimação é fundamental para garantir a imunização e evitar a propagação da doença.

Deixe um comentário