Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

DATAFOLHA: Petistas e bolsonaristas somam metade do Brasil

Pesquisa Datafolha aponta que a polarização entre apoiadores de Lula e Jair Bolsonaro permanece inalterada quase um ano após a eleição presidencial, como mostra a Folha de S. Paulo.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 12 e 13 de setembro com 2.016 pessoas, 29% dos eleitores se declaram petistas, ante 25% que dizem ser bolsonaristas. Outros 21% afirmaram ser neutros, enquanto 11% disseram estar mais próximo do petismo e 7%, do bolsonarismo. 5% dos entrevistados rejeitaram qualquer posicionamento e 1% não opinou.

Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a flutuação do eleitorado desde que a sondagem foi realizada pela primeira vez, em dezembro de 2022, é mínima.

Em junho, última vez em que a pesquisa havia sido feita até então, o percentual de eleitores que se declararam petistas e bolsonaristas era igual ao de setembro: 29% e 25%, respectivamente.

Na quinta-feira (14), o Datafolha informou que a reprovação a Lula subiu quatro pontos percentuais, acima da margem de erro. No novo levantamento, o presidente é reprovado por 31% dos brasileiros, ante 27% três meses atrás. As melhores taxas de aprovação de Lula estão entre os nordestinos (49%), os menos instruídos (53%) e os mais pobres (43%). O petista é mais rejeitado na região Sul (39%), entre os mais escolarizados (39%), entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (44%) e entre os evangélicos (41%).

A sondagem também mostrou que 42% dos brasileiros nunca confiam no que Lula diz. O percentual é semelhante ao de Jair Bolsonaro (PL) na mesma altura de seu mandato presidencial, em 2019.

 

Deixe um comentário