Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Daniella repudia violência de médico contra ex-esposa e cobra aplicação da lei Maria da Penha

Em nota, a senadora Daniella Ribeiro, líder da bancada feminina no Senado Federal, demostrou indignação e revolta com os vídeos divulgados na imprensa, nos quais mostram o médico João Paulo Casado esperançando a ex-esposa. A senadora enfatiza que há lei específica para punir o agressor, no caso a Maria da Penha, e pede aplicação pataco acusado.

“Cobramos a aplicação da Lei Maria da Penha. Que esse caso seja devidamente punido e que o agressor responda pelo crime que cometeu. Existe lei para o crime cometido e precisa ser aplicada. Confio no trabalho da nossa Polícia Civil da Paraíba e da Justiça”, diz um trecho da nota.

Nota de Repúdio

Como líder da Bancada Feminina no Senado Federal, mas antes de tudo como mulher, registro a minha total indignação e revolta contra a postura do médico João Paulo Casado que aparece em imagens agredindo fisicamente a sua companheira, inclusive na presença de uma criança, o que torna a situação ainda mais absurda.

Lamentavelmente, a violência contra a mulher tem apresentado uma curva ascendente em nosso país, se manifestando nas mais diversas formas: psicológica, moral, patrimonial, sexual e física. A brutalidade do feminicídio se torna cada vez mais explícita e não podemos silenciar diante dessa realidade.

As cenas que mostram o médico em questão são revoltantes e merecem a condenação unânime da sociedade, não apenas por mulheres, mas por todos que prezam pelos direitos humanos e pela dignidade da pessoa.

Cobramos a aplicação da Lei Maria da Penha. Que esse caso seja devidamente punido e que o agressor responda pelo crime que cometeu. Não pode ficar impune. Ser exonerado dos cargos públicos que ocupava foi importante, uma medida assertiva tanto da Prefeitura de João Pessoa quanto do Governo do Estado, mas não é suficiente. Existe lei para o crime cometido e precisa ser aplicada. Confio no trabalho da nossa Polícia Civil da Paraíba e da Justiça.

Vemos em cada vítima de violência uma representação de todas nós, e não podemos aceitar nem normalizar tais situações. Situações desse tipo precisam ser imediatamente denunciadas. Não podem ser toleradas em hipótese alguma, sob nenhuma justificativa. Muitas vezes, erroneamente, tentam culpar a mulher pela violência sofrida. Querem transformar a vítima em algoz. Não raro, há por trás da violência a dependência financeira ou psicológica que prende a vítima na relação conturbada, violenta e perigosa.

Enquanto autora do PL 3.257/2019, que propõe o afastamento imediato do agressor do lar em situações de violência sexual, moral, sexual ou patrimonial contra a mulher, reitero meu compromisso em trabalhar incessantemente por uma sociedade onde todas as mulheres possam viver com segurança e dignidade.

Os agressores precisam ser punidos e as mulheres precisam de esclarecimentos sobre os seus direitos para que possam encontrar apoio e força para denunciar quem as maltariam, quem as tenta tirar-lhe os direitos de viver.

Mais uma vez, lamento profundamente a violência sofrida pela mulher que aparece nas imagens, e me coloco à disposição para fazer coro na luta contra a violência contra a mulher.

Paraíba, 11 de setembro de 2023.

*Daniella Ribeiro*
Senadora da República
Líder da Bancada Feminina no Senado

Deixe um comentário