Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PT quer devolução simbólica do mandato de Dilma

A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, disse que o partido busca articular no Congresso um projeto para a devolução simbólica do mandato presidencial de Dilma Rousseff.

“Entendo que cabe um projeto de resolução nesse sentido com base na decisão do TRF-1, que deixa claro que o impeachment foi uma grande farsa, que a história das pedaladas foi uma armação, literalmente um golpe. A Dilma e a história do Brasil merecem isso”, afirmou Gleisi à Folha.

Gleisi citou a devolução simbólica do mandato de João Goulart, que foi destituído do cargo em 1964. Em 2013, o Congresso aprovou, por votação simbólica, um projeto de resolução anulando a sessão legislativa que destituiu o ex-presidente.

No sábado, o presidente Lula disse que é preciso discutir uma forma de “reparar” Dilma. A declaração do petista ocorreu durante evento na Angola, dias após decisão do TRF-1 pela manutenção do arquivamento da ação das pedaladas fiscais.

A determinação do TRF-1 é resposta a apelação do Ministério Público Federal contra os arquivamentos, determinados pela 4ª Vara Federal em Brasília no ano passado.

O mecanismo das pedaladas fiscais consiste em utilizar recursos dos bancos públicos para atrasar repasses da União e maquiar resultados fiscais. Foi a justificativa usada para protocolar o pedido de impeachment de Dilma, concretizado em 2016.

O Antagonista

Deixe um comentário