Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cícero reafirma compromisso com o esporte durante lançamento da Taça das Favelas de João Pessoa

Durante lançamento da 1ª Taça das Favelas de João Pessoa, na tarde deste sábado (26), o prefeito Cícero Lucena reafirmou compromisso da Prefeitura em apoiar o esporte da Capital por meio de projetos com visão cidadã e de revelação de talentos. A competição será realizada no mês de outubro, pela Central Única das Favelas (Cufa), com apoio da Prefeitura de João Pessoa, reunindo jovens de 16 comunidades, nas modalidades masculino e feminina.

O evento de lançamento do torneio de futebol de campo aconteceu no Centro de Treinamento Ivan Tomaz, no bairro do Valentina Figueiredo, onde também ocorreu etapa final da Taça de Futebol de Mesa, realizada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), com apoio da Cufa. O prefeito também lembrou de projetos como Campeões do Amanhã, já com promessas na natação, além do Balé Bolshoi, que a Prefeitura já encaminhou 10 jovens para Joinville e outros 20 estão classificados para seletiva desse ano.

“Nós entendemos que a Taça das Favelas vem forte, é importante e cabe a nós sermos solidários, dando apoio naquilo que for preciso por parte da Prefeitura. Dessa forma, além da prática do lazer, vamos descobrir talentos para o nosso esporte”, afirmou o prefeito. “Somando a Educação à prática esportiva, nós estaremos garantindo um futuro melhor para toda essa juventude”, concluiu.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Capital, Kaio Márcio, lembrou que a Prefeitura já realiza a Copa de Futebol para atletas amadores da cidade e disse que a Taça das Favelas vai acrescentar muito para as comunidades da Capital. “É uma iniciação esportiva, com potencial para revelar jovens jogadores, de uma competição com respaldo nacional – muito forte e que vai beneficiar as comunidades”, destacou.

A Taça das Favelas tem 10 anos de tradição em todo o país. Em João Pessoa, será disputada por jovens e adolescentes na faixa dos 14 aos 17 anos, e sem limite de idade no feminino. Os vencedores representarão a Paraíba na edição nacional da competição, em São Paulo. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 29, no site cufaparaiba.org.br.

Kallyne Lima, presidente nacional da Cufa, agradeceu o apoio da Prefeitura de João Pessoa, ressaltando que sem essa ajuda a competição não seria possível na Capital. “São vários projetos que a prefeitura vem fortalecendo, a exemplo do Futmesa, que estamos encerrando hoje após a mobilização de vários territórios. Também na Expofavela, ou seja, são iniciativas como essas que fazem com que os territórios possam ser impulsionados – a gente precisa da parceria com o poder público para poder fomentar essas pessoas e os projetos”, garantiu.

Taça das Favelas – É considerado o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de 400 mil jovens já participam da competição em todo Brasil, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.

A competição visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Uma oportunidade de promover a integração das favelas e comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.

Taça Futebol de Mesa – Teve sua culminância neste domingo, no CT Ivan Tomaz, depois de três meses de disputas, envolvendo quatro comunidades da Capital – Muçumagro, São José, Citex e Vista Alegre. Quase 100 atletas participaram da competição, disputada em duplas.

 

Fotos Sérgio Lucena

Deixe um comentário