Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Senado aprova e Cristiano Zanin é o novo ministro do STF

Cristiano Zanin foi aprovado na noite desta quarta-feira (21) pelo plenário do Senado, por 58 votos a 18, para a vaga de Ricardo Lewandowski e é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado de Lula já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no final da tarde, por 21 votos a 5, sem abstenção.

O placar no plenário não ficou longe das apostas de senadores governistas que apontavam que Zanin teria cerca de 60 votos. A aprovação é o resultado do corpo a corpo do advogado junto a parlamentares e bancadas, tanto aliados ao Planalto quanto os da oposição.

Em suas primeiras palavras na sabatina para ministro do STF, nesta quarta-feira (21), Zanin afirmou que cumprirá a Constituição e que respeita a diversidade de pensamentos. Seu primeiro agradecimento foi aos senadores e aos líderes de partido, que o receberam para “conversas maiúsculas”.

Como publicamos na Crusoé, Cristiano Zanin ganhou a vaga no STF pela lealdade que demonstrou a Lula e por ter tirado o petista da cadeia após ele ter sido condenado pela Lava Jato. Nascido em Piracicaba (SP), o advogado se formou na PUC de São Paulo e é especialista em direito civil e processual.

Considerando as atuais regras para aposentadoria no STF, com idade-limite de 75 anos, Zanin —que tem 47— poderá ficar no tribunal pelos próximos 28 anos.

Deixe um comentário