Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy solicita intervenções hídricas na Paraíba durante reunião com Ministro do Desenvolvimento Regional

O reforço no abastecimento d’água de diversas cidades paraibanas foi pauta da audiência do deputado federal Ruy Carneiro e do senador Veneziano Vital com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O encontro realizado nesta quarta-feira (31), em Brasília, também contou com a participação do Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, e de prefeitos paraibanos.

Ruy destacou a importância de intervenções do Governo Federal para ampliar a segurança hídrica e garantir o abastecimento para milhares de paraibanos. “O acesso à água é um direito básico e nós sabemos da dura realidade enfrentada por diversos municípios paraibanos. Por isso, unimos esforços com o senador Veneziano para trazer as principais demandas dos nossos gestores diretamente ao ministro Waldez Góes”, ressaltou o parlamentar.

Entre as principais solicitações estão a perenização do Rio Taperoá, utilizando as águas da transposição do Rio São Francisco e a conclusão da Adutora do Pajeú, que irá contemplar 9 cidades da Paraíba. Também foi apresentada a possibilidade do Exército deixar de retirar água do açude Manoel Marcionílio, que abastece a cidade de Taperoá. A ideia é que os carros-pipa sejam direcionados para algum manancial beneficiado pela transposição do São Francisco, já que atualmente Manoel Marcionílio está com apenas 20% da capacidade.

A reunião ainda contou com a participação dos prefeitos George Farias, de Taperoá; Ernandes Nóbrega, de Livramento; Genivaldo Fernandes, de Prata; Felício Queiroz, de São José dos Cordeiros; além de vereadores desses municípios.

Deixe um comentário