Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Datafolha aponta que 29% se dizem muito petistas, e 25%, muito bolsonaristas

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17) mostra que a polarização política continua dominando o país. De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados se consideram petistas convictos, enquanto outros 25% se autodenominam bolsonaristas fervorosos, informa reportagem da Folha de S. Paulo. Os dados revelam uma estabilidade em relação às duas pesquisas anteriores que abordam a mesma questão. Em dezembro, 32% se diziam petistas, número que caiu para 30% em março. Quanto aos bolsonaristas, foram 25% no final de 2022 e 22% há três meses.

Assim como nas pesquisas anteriores, o Datafolha também avaliou o espectro da polarização, utilizando uma escala de 1 a 5, em que 1 representa ser totalmente bolsonarista e 5, totalmente petista. A classificação 2 indica ser mais bolsonarista do que petista, enquanto a classificação 4 representa o contrário e o ponto 3 representa uma neutralidade. Os números também se mantiveram estáveis. Em junho, 7% se consideravam mais bolsonaristas do que petistas, enquanto 10% se identificavam como o oposto. Outros 20% se posicionaram no centro da escala, enquanto 8% afirmaram não preferir nenhuma das duas designações. Portanto, considerando todos os grupos, o país conta com 38% de petistas e simpatizantes do partido (a soma dos dois grupos não totaliza 39%, devido aos arredondamentos nos dados), em comparação com 32% de bolsonaristas e simpatizantes.

O levantamento foi realizado pelo instituto Datafolha, entre os dias 12 e 14 de junho, com a participação de 2.010 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que indica um cenário de divisão estável no país.

 

Deixe um comentário