Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PSOL rejeita convite para participar de encontro de partidos de esquerda em JP

A presidente do PSOL-PB, Adjany Simplício, anunciou através de uma carta aberta à imprensa que o partido não participará do seminário de partidos do campo progressista que será realizado no próximo sábado (27), em João Pessoa, buscando a unidade política.

Simplício destacou que a legenda recebeu o convite para o evento tardiamente e não teve tempo suficiente para debater a proposta da carta unitária que deverá ser assinada pelos partidos. Segundo ela, simples ajustes no texto não refletiriam o debate necessário.

Confira a carta na íntegra:

Queremos a Unidade Sim! Do Campo Popular e com Programa.

O PSOL tem estado no fronte da unidade do campo popular em todo país, tem sido assim desde o golpe contra Dilma Rousseff em 2016, passando pela campanha Lula Livre e pela participação nas ações unitárias do Fora Bolsonaro. Unidade que reproduzimos em nosso estado com a Unidade Democrática pela Paraíba e o Fórum Pró-Campina.

Infelizmente recebemos tardiamente o convite para participar da reunião sobre o seminário a ser realizado em 27 de maio. Além disso, ao recebermos a proposta de carta unitária – na segunda (22/05) a noite – percebemos que não seriam simples ajustes no texto que refletiriam o debate que entendemos ser necessário realizar.

A Carta da Unidade Democrática pela Paraíba, lançada em 21 de abril de 2021, apontava para algo além dos partidos políticos, tratava de uma unidade envolvendo movimentos sociais e especialista em diferentes áreas. Apontava para uma construção programática, aprofundava a necessidade de ampliar a luta contra feminilização da pobreza, o machismo e o racismo. Delimitava nitidamente de que campo falávamos e de que Unidade. Temas que seguem atuais na conjuntura em tempos de anistia a partidos que não cumprem cota ou repasse de recursos relacionados a gênero e raça.

A proposta da carta que recebemos para ser lançada dia 27, esquece de Dilma, limita o grupo aos partidos, ou melhor, destaca mais o governador que os partidos e sequer traz os movimentos para composição dessa frente.

A carta sugerida, diferente da construção coletiva da Unidade Democrática pela Paraíba, não aponta a continuidade dessa unidade; não traz a centralidade da luta antirracista; e abre espaço para envolver partidos que em nada representam o campo popular.

Somos oposição à gestão Cícero Lucena e esse debate não é apenas de legenda, nem algo limitado ao processo eleitoral, é de posições políticas, que passa pela perspectiva de que Paraíba defendemos. Não tivemos tempo de debater para colocar na carta o tema do desmatamento, o alargamento da orla, o desmonte do transporte público e da política de saúde mental, entre outros muitos aspectos que envolvem a relação Cícero Lucena e João Azevedo.

Fomos convidados/as tardiamente, participamos de uma reunião mais informativa que de construção coletiva. Além disso, ao resgatarmos o conteúdo coletivo da carta da Unidade Democrática pela Paraíba, percebemos que antes de assinar uma nova carta e participar de um seminário como esse do dia 27/05, é necessário uma melhor articulação e debate do campo popular para construirmos o caminho coletivo da unidade que tanto queremos.

Nós que fazemos o PSOL queremos construir a unidade do campo popular, mas com a horizontalidade e o consenso que as diferenças demandam. Esperamos, em breve, seguir esse caminho unitário e programático.

23 de maio de 2023

Adjany Simplicio

Presidenta do PSOL/PB

Deixe um comentário