Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy reforça importância do piso da enfermagem durante reunião no Conselho Federal de Enfermagem

A votação do Projeto de Lei do Congresso Nacional que garante o pagamento do piso da enfermagem e a defesa de novas demandas da categoria pautaram a reunião do deputado federal Ruy Carneiro com representantes do Conselho Federal da Enfermagem. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (26), na sede da instituição em Brasília, e também contou com a presença de integrantes do Conselho Regional da Paraíba.

Na oportunidade, Ruy reforçou a importância do piso e renovou a disponibilidade em prol do segmento profissional. “A defesa da enfermagem e das demais categorias da saúde não encerram com a aprovação do PLN que vai assegurar o pagamento do piso. Hoje teremos o penúltimo capítulo da luta por esse reconhecimento histórico para quem dedica sua vida a salvar o próximo. Além de seguir acompanhando as demandas da enfermagem nas visitas frequentes aos hospitais, passarei a lutar pela defesa de um piso salarial digno para as demais profissões que compõe o SUS”, acrescentou o deputado.

A presidente do COFEN, Betânia Santos, destacou o empenho de Ruy nos mínimos detalhes que envolve o segmento. “Temos um carinho muito especial pelo deputado Ruy Carneiro por tudo que ele sempre fez pela categoria. Pessoalmente, eu acompanho o trabalho dele desde a época em que era vereador. É um parlamentar que também olha pela saúde de forma geral e sempre coloca emendas em hospitais e unidades filantrópicas. Ele é amigo da enfermagem e por isso foi o homenageado pelos profissionais no congresso nacional da categoria ano passado”, defendeu.

Já a presidente do Coren-PB, Rayra Beserra, agradeceu pelo apoio dado a categoria desde o início da luta. “Estamos diante de um parlamentar que conhece a enfermagem de perto e está dentro dos hospitais. Ruy tá em contato direto com a enfermagem e sabe o que nossos profissionais vivem e precisam. A participação dele nessa luta é muito significativa pra nós, porque ele não vive da teoria. Ele conhece a enfermagem na prática”, reconheceu.

O PLN 5/2023 regulamenta a Emenda Constitucional 127 para o rateio de recursos e pagamento do piso da enfermagem. O texto foi aprovado ontem na Comissao Mista de Orçamento e hoje irá passar pela votação conjunta entre Câmara e Senado.

Deixe um comentário