Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

No dia de conscientização do autismo, lei do coronel Sobreira garante sessão especial de cinema para crianças com o transtorno

Dois de abril é o Dia Mundial de Conscientização do autismo e para celebrar a data, o vereador coronel Sobreira (MDB) lembra o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa e sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (PP), que institui a obrigatoriedade de sessão de cinema especial adaptada para crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias.

Pela lei, sancionada no início deste ano, os cinemas da capital estão obrigados, pelo menos uma vez por mês, a reservar uma sessão especial adaptada a crianças com transtornos do espectro autista, denominada de ‘Sessão Azul’. As sessões contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular e não exibirão trailer no início do filme. A norma ainda prevê que as crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala do cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição do filme.

“Integrar culturalmente crianças com deficiência pode ser mais difícil do que se imagina. Quando o assunto é autismo a situação se complica ainda mais. Coisas simples como ir ao teatro ou uma sessão de cinema se tornam tarefas muitas vezes impossíveis. A agitação, os movimentos repetitivos, são empecilhos para que muitos portadores do espectro consigam curtir uma programação cultural. A adaptação para inclusão se faz necessária para que a família venha se sentir segura e possa ir a uma sessão comum, justamente para promover a socialização e inclusão dos autistas com a comunidade”, disse coronel Sobreira ao comemorar aprovação da lei.

Deixe um comentário