Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Associação de psiquiatria repudia fala preconceituosa de Lula sobre portadores de transtornos mentais

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) enviou uma carta a Lula em reação à declaração do presidente sobre pessoas com transtornos mentais.

Na terça-feira, o petista afirmou que pessoas com “deficiência mental”  têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”. Lula comentava os atos de violência em escolas no país.

A carta é assinada pelo presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, e critica a atitude do presidente:

“Escrevo essa carta aberta ao senhor com uma missão: combater o preconceito e a desassistência aos doentes mentais. Trabalho contra o preconceito desde sempre. Agora, 12 anos depois, nos sentimos mais uma vez atacados e agredidos”, diz.

“Hoje temos no Brasil uma psiquatria de referência mundial, mas não conseguimos oferecer esse mesmo atendimento no serviço público, mesmo tendo nos dois serviços os mesmos profissionais de saúde. Ainda há muito por fazer e por isso contamos com o senhor para que juntos possamos acabar com a Psicofobia e com a desassistência em nosso país.”

Após a repercussão negativa, Lula publicou no sábado um pedido de desculpas pela fala considerada capacitista. O petista disse estar“disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade”.
 

Deixe um comentário