Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Senado reconhece as festas juninas como manifestação cultural

O Senado Federal aprovou o projeto (PL 943/2019) que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional.

O projeto aguardava votação há dois anos e, a pedido da senadora Daniella Ribeiro, foi colocado na pauta da sessão do Senado desta quarta-feira (29). “É uma iniciativa que visa preservar e valorizar essa rica tradição que representa o coração e a alma do nosso povo”, disse a senadora.

A festa junina, segundo ela, é uma tradição do tempo do Brasil Colônia que, ao longo dos séculos, se tornou um símbolo da identidade cultural dos brasileiros.

“Ao valorizar e proteger as festas juninas, estamos contribuindo para a manutenção de nossa identidade cultural e incentivando o desenvolvimento do turismo e da economia local”.

Daniella Ribeiro lembrou ainda que na Paraíba as festas juninas têm um caráter especial pela tradição. Além disso, a cidade de Campina Grande recebe quatro vezes mais visitantes do que nas festas natalinas, o que movimenta o comércio, o setor hoteleiro e toda a cadeia produtiva do município. O impacto econômico das últimas festas juninas em Campina Grande girou em torno de R$ 400 milhões.

PL veio da Câmara

O projeto é originário da Câmara dos Deputados, de autoria do então deputado Fábio Mitidieri (PDT-SE), atual governador de Sergipe.

Após aprovado pelo Senado, vai à sanção presidencial. “Ao garantir a preservação das festas juninas, estamos fortalecendo nossa cultura, promovendo a inclusão social e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e vibrante”, concluiu a senadora.

Deixe um comentário