Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara com maior votação da história

Arthur Lira (PP-AL, foto) conquistou a reeleição para a presidência da Câmara dos Deputados com 464 votos. Essa foi a maior votação da história. Com esse placar, o parlamentar alagoano superou o recorde anterior, que era do ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Na época, Cunha teve 434 votos.

Para conseguir essa votação, o deputado contou com apoio do presidente Lula (PT) e reuniu um bloco formado por 21 dos 23 partidos com representação na Casa. Compuseram esse bloco o PT e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Também formaram base para apoio a Lira União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, obteve 21 votos; e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) obteve 19 votos. Houve cinco votos em branco. Ao todo, 509 parlamentares votaram.

Terceiro na linha sucessória, Lira conseguiu esse amplo apoio ao acenar com diversas benesses aos deputados federais nas últimas duas semanas.

Em atos da Mesa Diretora, o presidente da Câmara dobrou a quantia paga como auxílio-moradia, aumentou o auxílio-combustível e liberou mais cargos para os partidos nomearem assessores. Também permitiu que os deputados sejam reembolsados por até quatro passagens aéreas, com destino ao Distrito Federal, por mês. O pacotão de bondades pode chegar a cerca de R$ 70 milhões.

Deixe um comentário