Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Moraes manda PGR opinar sobre pedido de suspensão das posses de Wallber virgolino

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta sexta-feira (27) para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de advogados para que o tribunal suspenda a posse e apure eventuais ações de deputados bolsonaristas nos atos golpistas de 8 de janeiro. A lista inclui o deputado estadual paraibano reeleito, Wallber Virgolino (PL). O pedido foi formulado pelo grupo prerrogativas, tendo como base suposto envolvimento dos parlamentares com o quebra-quebra promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 8.

O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso. A posse dos deputados está marcada para a próxima quarta-feira (1º).

Veja a relação completa:

Luiz Ovando (PP-MS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Rodolfo Nogueira (PL-MS)
João Henrique Catan (PL-MS)
Rafael Tavares (PRTB-MS)
Carlos Jordy (PL-RJ)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
André Fernandes (PL-CE)
Nikolas Ferreira (PL-MG)
Sargento Rodrigues (PL-MG)
Walber Virgolino (PL-PB)

O encaminhamento desse tipo de pedido à PGR é praxe e previsto nas regras internas da Corte. Isso ocorre porque, pela Constituição, cabe ao Ministério Público Federal avaliar se propõe investigações e denúncias na área criminal e ações na área eleitoral se detectar indícios de irregularidades.

Wallber Virgolino foi relacionado entre os suspeitos pelos advogados por causa do apoio aos atos golpistas nas redes sociais, no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes. “É a revolta do povo e é o primeiro de muitos que irão acontecer. Ninguém é inquebrantável, nem mesmo o sistema”, publicou o parlamentar em uma rede social enquanto divulgava imagens e vídeos dos ataques criminosos em Brasília.

Deixe um comentário