Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

STF tem placar de 5 a 4 pelo fim do orçamento secreto; sessão retoma segunda

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quinta-feira (15), a votação sobre o orçamento secreto com os votos contra ou a favor dos ministros. Na última quarta-feira (14), a presidente Rosa Weber votou contra a medida, alegando ser inconstitucional e que viola o direito à informação e a separação de poderes.

O primeiro que votou nesta quinta foi o ministro André Mendonça que, diferente de Weber, considerou constitucional e votou a favor do orçamento secreto. Porém, ele cobrou mais transparência da prática por meio das próprias regras do orçamento. E com as mesmas explicações, Nunes Marques também votou a favor da pratica.

Em seguida, Alexandre de Moraes também foi favorável, diferente do ministro Edson Fachin, que acompanhou Weber e deixou 3 a 2. O ministro Luís Roberto Barroso também seguiu os anteriores e empatou a votação geral. Depois, Luiz Fux desempatou o placar, votando para derrubar o orçamento.

Contudo, o ministro Dias Toffoli quebrou a sequência de votos contrários e seguiu os argumentos de André Mendonça pela aprovação. Em seguida, a ministra Cármen Lúcia seguiu Rosa Weber e desempatou contra o orçamento. Após isso, a presidente Rosa Weber encerrou a sessão, e o julgamento volta na segunda-feira (19)

Deixe um comentário