Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Pessoa suspende carnaval de rua, mas admite festas em ambientes fechados

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão da realização do Carnaval de rua na capital paraibana. A decisão segue o mesmo entendimento de prefeitos de capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Todos alegam riscos para os foliões em decorrência do recente agravamento dos casos da Covid-19, embalado pelo surgimento da variante Ômicron, combinado com as contaminações pela gripe H3N2. Ao todo, 12 capitais já suspenderam a realização dos festejos de Momo, algumas de forma mais ampla.

“A prefeitura em todo momento tem trabalhado com responsabilidade e planejamento em função destes momentos difíceis em relação à pandemia”, disse Lucena, ressaltando que houve entendimento dele com representantes do Folia de Rua e do Carnaval Tradição para a realização das festas em ambientes fechados. Isso para que haja testes, controle de entrada de foliões, uso de máscara e cobrança do passaporte da vacina. Um dos espaços cogitados para a realização das festas é o Espaço Cultural. Isso vai depender ainda do andamento dos entendimentos com o governo do Estado.

Cícero Lucena falou que já foram iniciados os entendimentos com o governador. Ele citou como preocupação o crescimento das contaminações pela Covid-19, agravado pelo surgimento da variante da gripe H3N2. “Precisamos dar um passo para trás para depois, não vou dizer correr, mas que no futuro possamos voltar a ter os nossos carnavais”, acrescentou. Antes da suspensão do Carnaval de rua, o prefeito já havia tomado a decisão de cancelar o Réveillon na capital. A preocupação, neste caso, também foi o risco de alastramento da Covid-19.

Pelo Brasil, o quadro de cautela não é diferente. Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís foram os primeiros a optar pela suspensão. Já em Brasília, Boa Vista, Manaus, Maceió, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco e São Paulo ainda não houve definição sobre a realização de blocos de rua e desfiles. Todos devem avaliar a possibilidade de liberação de festas em ambientes fechados. As definições em João Pessoa devem avançar nos próximos dias.

Deixe um comentário