Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

ANÁLISE: Os conflitos da direita e da esquerda paraibana no debate da Reforma da Previdência do Estado

Reunião dos deputados na Comissão e Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba

Quando o assunto é Reforma da Previdência Estadual, Direita e Esquerda, na Paraíba, adotaram o mesmo discurso e a estratégia “do quanto pior, melhor”, esquecendo a coerência e responsabilidade que o tema exige. Primeiro, as mudanças na previdência da Paraíba são amargas, mas de vital importância para sobrevivência e equilíbrio fiscal do Estado. É semelhante ao paciente com câncer que necessita do tratamento quimioterápico, apesar dos males e efeitos indesejados no corpo, um mal necessário. Ou realiza a reforma ou o Estado vai quebrar em pouco tempo, sem a mínima possibilidade de sustentar a previdência estadual. É a mesma necessidade e lógica do Governo Federal.

Segundo, não se pode cometer incoerências de discurso no debate tão importante para a Paraíba. Quem defendeu a necessidade da reforma em nível nacional pode se opor às mudanças em nível estadual? Do ponto de vista da coerência e lógica, não. Alguns argumentos até seriam interessantes se fossem verdadeiros, como por exemplo, o fim da licença maternidade, do risco de vida dos policias, entre outros direitos trabalhistas. Segundo o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, trata-se de fake news. Ele garantiu que nenhum servidor perderá diretos e benefícios. Outro ponto polêmico diz respeito à alíquota, que do Governo Federal foi fixada em 7,5% e a do Estado, 14%. A olhos nus, parece de fato, injusto. Porém, segundo o governo estadual a alíquota era de 11% e passou para 14%, o menor percentual que o governador poderia aplicar. Outros estados nordestinos escolheram o mesmo modelo, chamado de linear, para não penalizar os inativos. Poderiam adotar o modelo progressivo, porém, os aposentados também seria taxados, o que seria uma grande injustiça.

Defendo a necessidade premente de aprovação da reforma, porém, em um ponto concordo com os deputados oposicionistas: o tema deve ser melhor esclarecido e debatido pelo governo, já que as dúvidas e fakes news sobre o assunto são muitas. O caráter de urgência se justifica pelo fato do Estado ser penalizado com bloqueio de recursos e empréstimos, caso as mudanças não sejam aprovadas. Por isso, estados comandados por governadores de esquerda, como o Maranhão, pro exemplo, já aprovaram a Reforma da Previdência , inclusive, com apoio de deputados da Direita. Espírito Santo, Piauí e Pernambuco, outros estados governador por esquerdistas, também, trabalham em regime de urgência para aprovação das mudanças previdências em seus respectivos estados. Quando o assunto é o rombo da previdência, o equilíbrio,  a prudência e sensatez devem prevalecer sobre as questões ideológicas. Os governadores da esquerda compreenderam isso, conforme você confere boa-noite abaixo.

PCdoB e Flávio Dino aprovam Reforma da Previdência no Maranhão com apoio da Direita 

Governo apresenta projeto da Reforma da Previdência sob protestos de servidores do Piauí

Reforma da Previdência do Espírito Santo é aprovada. Veja o que muda para os servidores

Projeto da Reforma da Previdência de Pernambuco é aprovado na CCJ; veja como fica

Não há escolhas. Por osmose, os estados precisam se adequar à nova realidade da previdência nacional. É desgastante, cruel, injusto em muitos casos, mas crucial para o nosso futuro. Se assim não fosse, os governadores nordestinos não se submeteriam a tamanho desgaste. O que não dá para tolerar é a hipocrisia da esquerda que defende a reforma da previdência em Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão e Piauí, enquanto que a da Paraíba se opõe ao projeto no Estado, pelo simples fato de, agora, fazerem oposição ao governo. Também não é cabível à direta paraibana obstacular a aprovação da matéria quando se mobilizou, em nível nacional, para concretização da mesma. São paradoxos que não cabem na nova política, que ambos os lados defendem, pelo menos no discurso.

Deixe um comentário