Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Eitel propõe aumento de investimentos na Saúde e gestão profissional dos recursos

A precariedade na prestação de serviços de saúde no Brasil pode ser resolvida com mais repasse de verbas e melhor utilização dos recursos, de acordo com o advogado Eitel Santiago. Candidato à Câmara Federal pelo Progressistas, Eitel avalia que é preciso acabar com a falta de médicos em diversas localidades.

De acordo com cálculos da Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa brasileira é de 17,6 médicos para cada 10 mil brasileiros, enquanto na Europa a taxa é de 33,3. A falta de leitos para atendimento aos pacientes no país também é um problema grave. Existem 2,3 leitos por mil habitantes, enquanto o recomendado pela OMS é entre 3 e 5.

“A Saúde deve ser uma prioridade de fato, com o aumento dos investimentos no sistema e a cobrança de uma gestão eficiente das verbas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou. O advogado lembra que há escassez de recursos, pois apenas 3,6% do orçamento do governo federal em 2018 foi destinado para a área, enquanto o percentual mundial é de 11,7%.

Eitel Santiago ainda defende a integração de toda a cadeia de saúde, do básico ao complexo; a adoção de tecnologia, na forma de softwares adequados à realidade das instituições e dos problemas enfrentados pelos gestores; e que as instituições de saúde devam ser geridas como empresas. “Elas devem possuir sistemas de gestão computadorizados para aprimorar a distribuição e o aproveitamento dos recursos, possibilitando avanços e evitando desperdícios”.

Deixe um comentário