Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Análise: Quem ganhou o primeiro debate entre os candidatos a governador?

Quem ganhou o debate entre os candidatos a governador na TV Arapuan?

Essa talvez seja a pergunta mais escutada nos meios políticos e de quem gosta de política desde o fim da noite desta segunda-feira, quando o debate acabou.

Alguns se apressaram a responder e apontar vencedores, inclusive alguns cientistas políticos, mas baseados apenas em aspectos superficiais e sem levar em consideração a história dos candidatos e o contexto das candidaturas.

Quem poderia se haver melhor? Quem já disputou outras eleições e já participou de debates?

Levando em consideração estes dois contextos, o candidato do MDB, José Maranhão, e o candidato do PSOL, Tárcio Teixeira, deveriam ser imbatíveis.

Maranhão se orgulha de já ter mais de 60 anos de vida pública, foi governador três vezes, é senador e foi deputado federal e deputado estadual, além de já participado de inúmeros debates. Em tese, deveria ter bagagem para pôr os outros todos no bolso.

Não foi o que se viu. O que se apresentou no debate foi um Maranhão claudicante, sem domínio pleno da cena e dos temas, além de recorrer ao cacoete das ironias como apoio à dificuldade de argumentação.

No caso de Tárcio Teixeira, registre-se sua experiência em debates, já que disputou outras eleições majoritárias. Deveria aparecer, como pareceu, mais à vontade que os outros. Na condição de metralhadora giratória, aparece bem no quesito ataques, mas acaba, por isso mesmo, não ganhando a confiança dos eleitores. O estilo é surrado e não costuma render.

Os outros dois candidatos – João Azevedo (PSB) e Lucélio Cartaxo (PV) – são estreantes em disputas majoritárias e em debates nesta condição. É um contexto que deve ser levado em consideração.

Em relação a Azevedo, há um elemento que, em tese, deveria em muito favorecê-lo, que é o fato de ter sido ele o mais importante secretário do Estado, ter acumulado a construção de praticamente todas as obras do governo e rodar a Paraíba há pelo menos sete anos. Deveria saber de tudo. Até ostenta esta condição em tom professoral, mas percebe-se que se apresenta vacilante em vários momentos.

De todos, Lucélio Cartaxo era o candidato sem vantagens, já que era totalmente estreante em debates de candidatos a governador ou de uma disputa, por exemplo, para prefeito de uma cidade do porte de João Pessoa ou Campina Grande.

Levando em consideração este contexto, Lucélio acabou sendo o candidato que melhor se houve no debate da Arapuan: não titubeou, apresentou com sua mensagem com firmeza, foi questionado e atacado por todos os outros candidatos e não escorregou, não se irritou com as ironias e ainda manteve o controle de não atacar.

Aliás, o debate da Arapuan serviu para mostrar como Lucélio Cartaxo vem se superando e superando desafios. Sua candidatura é a mais nova, apresentada ali em abril. Lembre-se que, ao ser lançado, teve a candidatura praticamente desacreditada, mas, pouco a pouco foi consolidando-a. Depois enfrentou uma gigantesca onde boatos de que desistiria da candidatura. Não desistiu. Diziam que não conseguiria atrair apoios nem construir uma aliança de peso. Também venceu esta etapa e construiu uma forte aliança.

No meio de tudo isso, os adversários apregoaram em alto e bom tom que o candidato do PV não estava preparado para ser candidato a governador.

Na verdade, a expectativa criada – e o próprio governador Ricardo Coutinho a trouxe à tona algumas vezes – é que João Azevedo era o mais preparado e que arrasaria nos debates e que Lucélio Cartaxo enfrentaria muitas dificuldades.

Não foi o que se viu. Cartaxo suplantou mais este desafio. Dificilmente, vão voltar a dizer que ele não está preparado pelo o debate e, consequentemente, para o governo.

Diante da história e das circunstâncias que envolvem todos os candidatos, Lucélio Cartaxo mandou muito bem no primeiro debate entre os candidatos a governador.

Deixe um comentário