A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico para realizar um novo procedimento.
“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo”, escreveu em uma rede social.
“Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, prosseguiu.
O g1 procurou a assessoria de imprensa do hospital particular onde Bolsonaro está internado, mas até a última atualização desta reportagem não obteve confirmação.
🔎 Bloqueio do nervo frênico: é um procedimento que reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper soluços persistentes. Ele é feito com anestesia local, por meio da aplicação de um medicamento próximo ao nervo, geralmente guiada por ultrassom. É indicado apenas quando os soluços não respondem a tratamentos comuns e causam impacto clínico relevante.
O quadro de soluços é uma das principais queixas de saúde do ex-presidente Bolsonaro. Na semana passada, a perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística que analisou a situação médica de Bolsonaro concluiu avaliou que o bloqueio do nervo frênico seria uma medida tecnicamente adequada e deveria ser feito o quanto antes.
Nesta quinta-feira (25), Bolsonaro passou por cirurgia para o tratamento de uma hérnia inguinal bilateral.
O procedimento foi pedido pela defesa e autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na terça-feira (22). A operação durou cerca de 3h30.
🔎 A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) acontece quando os tecidos do interior do abdômen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal formando uma espécie de abaulamento no local. Quando isso ocorre dos dois lados, ela é chamada de bilateral.
Crédito: G1
